O Leica DS2000 é um equipamento da empresa Suíça Leica Geosystems do grupo Hexagon, sendo um Georadar de ultima geração que pode ajudar a reduzir as perdas de água por ligações clandestinas nas tubulações dos sistemas de abastecimento das cidades com precisão centimétrica. O Leica DS2000 é capaz de fazer detecções e localizações de tubulações sem a necessidade de quebrar vias e calçadas.

A Leica Geosystems é capaz de oferecer as empresas de saneamento uma solução completa de mapeamento e cadastro de redes de água e esgoto, utilizando todo seu portfólio de soluções, oferecendo estações de referência GNSS, soluções GIS de alta precisão, sendo todas compatíveis com o radar de detecção Leica DS2000.

“Com o mapeamento preciso através do uso do Georadar Leica DS2000 em conjunto com uma antena GNSS de alta precisão é possível mapear as ligações clandestinas e também cadastrar a rede existente com precisão centimétrica no posicionamento planimétrico e também informar a profundidade do objeto, dessa forma reduzindo os custos com obras”, afirma o Eng. Ricardo Serrato responsável pela divisão de Georadar da Leica Geosystems para toda América do Sul.

Uma das principais características do Leica DS2000 é a antena de dupla frequência, que aumenta sua precisão e performance na detecção de objetos, permitindo um mapeamento detalhado, evitando assim o rompimento de tubulações, tais como gás, fibras ópticas, esgoto, cabos elétricos durante obras de escavação, que acarretam em grandes perdas e penalidades as empresas devido a falta de fornecimento dos serviços a população.

O Leica DS2000 possui uma plataforma de software diferenciada com capacidade de processamento e gerenciamento de dados na nuvem. O software é capaz de realizar conexão com google maps sendo possível extrair as informações diretamente para a plataforma Autodesk Autocad, Esri ArcGIS e geração de relatórios.

Mais informações sobre o Leica DS2000 Experience pode ser encontradas em http://leica-geosystems.com/products/detection-systems/leica-ds2000-utility-detection-radar