Bolsistas integrarão projeto apoiado pelo programa PIPE/PAPPE Subvenção; prazo de inscrições encerra em 7 de junho (imagem: Climatempo)
Bolsistas integrarão projeto apoiado pelo programa PIPE/PAPPE Subvenção; prazo de inscrições encerra em 7 de junho (imagem: Climatempo)

O Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa Climatempo (www.climatempo.com.br), localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, oferece quatro oportunidades de Treinamento Técnico (TT) em Tecnologia da Informação com Bolsa FAPESP. O prazo de inscrições encerra em 7 de junho.

As bolsas estão vinculadas ao projeto “Gestão colaborativa de riscos a desastres: aplicativo e sistema de gestão de riscos por cidades, cidadãos e empresas mais resilientes”, desenvolvido com o apoio do PIPE/PAPPE Subvenção, no âmbito de acordo firmado entre a FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para financiar a Fase 3 de empresas selecionadas no Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

A primeira bolsa (TT4) destina-se a especialistas em Tecnologia de Informação (TI) com dois anos de experiência após a graduação ou título de mestrado na área.

O bolsista trabalhará no desenvolvimento computacional para construção de um sistema WEB e apoiará os pesquisadores na construção de algoritmos para validação e comparação dos outputs dos modelos atmosféricos e aperfeiçoamento e adaptação do sistema operacional existente. Para tanto, utilizará como principais linguagens Python, PHP (PDO, OOP, MVC, Composer, Symfony 3), Javascript (NPM, Gulp, Bower, NodeJS, ES 5 e 6, Express, Mocha), CSS (Sass, Bootstrap, Foundation), HTML (RESTful), Git.

Interessados devem responder a desafio descrito no endereço https://github.com/climatempo/challenge-accepted e enviar currículos para danielle.bressiani@climatempo.com.br e gilca@climatempo.com.br.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1596/.

A segunda bolsa (TT-2) contemplará alunos do último ano ou egressos do nível médio técnico, sem reprovações em seu histórico escolar. O bolsista trabalhará na organização, tratamento e análises estatísticas dos dados meteorológicos das bases históricas com informações de radares, estações, sensores de raios e imagens de satélite. Para tanto, utilizará diversas linguagens, como PYTHON, POSTGREE e GRADS.

Os interessados devem enviar currículo para danielle.bressiani@climatempo.com.br, identificando no campo assunto: “Vaga Bolsa TT2 – Cidades Inteligentes”.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1601.

A terceira bolsa (TT-2) poderá ser pleiteada por alunos do último ano ou egressos do nível médio técnico, sem reprovações em seu histórico escolar. O bolsista trabalhará na implementação de uma Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) em pequena escala para aplicações de monitoramento e alerta de desastres ambientais.

O selecionado trabalhará com o funcionamento/arquitetura dos dispositivos adquiridos para a RSSF, envolvendo as ferramentas de desenvolvimento, sistemas operacionais embarcados, linguagens de programação e arquitetura de comunicação utilizadas e implementação de um testbed de pequena escala para coleta de dados da plataforma utilizada neste projeto.

Os interessados devem enviar currículo para danielle.bressiani@climatempo.com.br, identificando no campo assunto: “Vaga Bolsa TT2 – Cidades Inteligentes”.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1602.

A quarta bolsa (TT-3) é para graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar. O bolsista auxiliará os pesquisadores do projeto no desenvolvimento de algoritmos computacionais para a previsão de tempo de curtíssimo prazo, como apoio na organização e tratamento de dados de diversas fontes e formatos, seleção de casos e desenvolvimento de códigos. As principais linguagens a serem utilizadas devem ser PYTHON, POSTGREE e GRADS, podendo trabalhar com outras.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1603.

Para mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico acesse fapesp.br/bolsas/tt e fapesp.br/3098.

Informações sobre valores das bolsas TT estão disponíveis no endereço fapesp.br/3162.

Fonte: FAPESP