MOBQI converge serviços de mobilidade urbana numa única plataforma. Lançado na última sexta-feira (23/6), o sistema traz aplicativo com informações sobre transporte, serviços e pessoas, e é totalmente gratuito. Projeto foi criado pelo brasileiro Ernani Machado, que fundou a sua startup no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais

Tudo o que você precisa saber para andar pela sua cidade está reunido agora num único aplicativo. O MOBQI é uma plataforma digital que facilita a mobilidade urbana ao convergir informações úteis sobre transporte, serviços e pessoas. Nele, será possível encontrar as melhores opções de ônibus, taxis, rotas para carros, bike ou pedestres, estabelecimentos próximos, eventos, amigos e até mesmo uma paquera.

O MOBQI também terá funções para chamadas de emergência, com conexões diretas para a Polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou SAMU.

“Cada cidade poderá utilizar o serviço para um ou mais órgãos de emergência ou segurança, de acordo com o cadastro realizado (cada órgão deverá receber um cadastro próprio)”, explica Ernani Machado, fundador da MOBQI. “O mesmo vale para o transporte. Cada cidade poderá fornecer os dados de um ou mais meios – taxis, mototaxis, metrô, trem, barcas, ônibus, vans, etc.”, acrescenta o executivo.

Apresentado na última sexta-feira (23), em evento realizado na sede da Microsoft – apoiador do projeto –, o MOBQI já está disponível para download em todo o Brasil. É totalmente gratuito e possui versões para web(www.mobqi.com) e aplicativo para dispositivos móveis, compatível com os sistemas Android e iOS.

Neste primeiro momento, o MOBQI está funcionando integralmente no modal de transportes coletivos nas cidades de São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ e Belo Horizonte – MG.

Dados exclusivos para órgãos públicos e empresas

O MOBQI possui uma plataforma que fornece um levantamento de dados sobre mobilidade urbana, ocorrências policiais e chamadas de emergência para municípios e órgãos públicos parceiros.

Essas informações são recolhidas por meio de apps ou mini rastreadores instalados nos veículos cadastrados – ônibus, trem, taxis, viaturas, etc. – e distribuídas aos parceiros por meio de um software, em tempo real. Os dados também ficarão disponíveis para acesso dos usuários.

“Cidades que não possuam um banco de dados sobre mobilidade urbana terão muitos benefícios com as informações reunidas pelo nosso serviço”, destaca Machado.

No caso das chamadas de emergência, as informações são levadas a unidades de gerenciamento específicas, que poderão ser interligadas à sala comando de cada órgão.

Para as empresas, o MOBQI disponibiliza ainda serviços de monitoramento de frotas por um custo baixíssimo. As companhias que aderirem ao serviço poderão receber informações em tempo real sobre localização, rota percorrida, abastecimento e manutenção da frota, entre outros.

Brasileiro genuíno

Fundada pelo empresário Ernani Machado, a startup do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, já está em testes em outros cinco países (Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Suíça). O Brasil será o primeiro país a disponibilizar o MOBQI para usuários.

O MOBQI tem apoio da Microsoft, do Governo da Inglaterra, da INOVATIVA – SEBRAE e da Fiemg Lab Comunity.