Resultado do projeto especial “Soluções tecnológicas para a adequação da paisagem rural ao Código Florestal Brasileiro”, o Códex contém informações sobre diversas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Além de auxiliar no cumprimento da legislação, as soluções contribuem para a produção sustentável e a preservação ambiental

Dezesseis vídeos sobre sistemas de informação georreferenciados e softwares na temática ambiental estão disponíveis no aplicativo Códex, criado pela Embrapa. O aplicativo, desenvolvido para Android, é gratuito e apresenta conteúdo informativo sobre as ações que os proprietários e empreendedores rurais necessitam saber para se adequarem às exigências do Código Florestal.

Em linguagem simples e acessível, os vídeos tratam de temas como licenciamento ambiental, gestão e planejamento do uso da terra, sustentabilidade, monitoramento da agricultura e da vegetação, manejo florestal e produção de sementes florestais nativas.

Para o pesquisador João Vila, da Embrapa Informática Agropecuária, o Códex traz as informações de forma organizada, tornando mais fácil a aplicação desse conhecimento. “O aplicativo reúne uma série de informações úteis sobre legislação e proteção do meio ambiente. A ideia é ajudar na conscientização do produtor para a importância da recuperação de áreas degradadas, regularização ambiental e proteção dos biomas brasileiros”, afirma Vila.

O conteúdo foi elaborado com apoio de pesquisadores, analistas e técnicos da Embrapa Florestas (Colombo, PR), Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP). A analista Marcia Izabel Fugisawa Souza, que coordenou a produção do aplicativo, ressalta que “o Códex reúne, sistematiza e disponibiliza, de forma simples e didática, um conjunto de microvídeos produzidos sobre tecnologias geradas pela Embrapa que auxiliam na implementação do Código Florestal”.

Para baixar o aplicativo, clique aqui.

Os vídeos também podem ser acessados na seção de aplicativos do Portal da Embrapa e na página do Código Florestal criada pela Empresa.