O GEOPUBLICA tem como objetivos o compartilhamento de experiências entre os técnicos da administração pública envolvidos com esta temática e profissionais da área de tecnologias geoespaciais bem como a disseminação das ações das instituições públicas estaduais no âmbito da geoinformação. O evento conta com a participação de palestrantes convidados no cenário nacional e dos principais segmentos da administração pública, academia, estudantes e a sociedade em geral.

Toda ação de planejamento, ordenação ou monitoramento da dinâmica socioeconômica, ambiental e espaço-temporal necessita de informações adequadas e oportunas com qualidade para subsidiar a tomada de decisão. Fornecer informações implica cada vez mais no uso de ferramentas analíticas para respostas diferenciadas aos diferentes problemas.Nesse contexto, o uso de Geotecnologias possibilita a análise e cruzamento de informações facilitando o acompanhamento e evolução espaço-temporal de uma diversidade de temas, permitindo diagnosticar de forma rápida, adequada e eficiente uma determinada situação, dando suporte ao processo decisório e elaboração de políticas públicas o que torna as ferramentas de Sistema Informação Geográfica (SIG) imprescindíveis no processo de tomada de decisão em qualquer área de negócioNo estado da Bahia, algumas instituições já utilizam essas geotecnologias nos processos de geração de informações que poderiam ser melhor utilizadas pela alta gestão no planejamento e elaboração de políticas públicas reduzindo tempo, recursos e obtenção de resultados positivos.

Oportunamente o Geopública 2017, traz como tema “A Geoinformação como Apoio à Tomada de Decisão” onde serão apresentadas, algumas das aplicações desenvolvidas no âmbito da administração pública estadual que tem por finalidade dar suporte aos processos decisórios, de determinadas demandas ligadas à gestão pública. Adicionalmente será apresentada soluções para área de TI que viabilizam a disponibilização de informações com uso de softwares livres.

Organização

O evento acontecerá no dia 05 de Setembro, das 8h30 as 17h30 no Suditório do SEINFRA em Salvador – BA.

O Geopublica é um evento promovido pela Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação do estado da Bahia (CECAR) e do Grupo Temático de Informações Geoespaciais (GTIGEO) vinculado ao Comitê de Gestores de TIC do estado da Bahia(FORTIC) e está em sua sexta edição. Reúne a comunidade de produtores e usuários de dados geoespaciais das instituições públicas estaduais destacando o valor e poder da tecnologia geoespacial como um facilitador na tomada de decisão no âmbito da administração pública.

Comitê Organizador

Cláudio Pelosi – SEI
Fabíola Andrade – INEMA
Fábio Sampaio – CONDER
Rita Pimentel – SEI
Regina Marinho – SIHS
Valdizio Soares – PRODEB

As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis até o dia do evento, porém as vagas são limitadas. Garanta a sua!