Veja nesse replay informações sobre direito administrativo geográfico e políticas públicas em Geoinformação

Na última  quinta-feira (17/8) foi realizada uma palestra online gratuita, com apresentação de Luiz Ugeda Sanches, diretor do GeoDireito, e moderação de Eduardo Freitas, editor do MundoGEO.

“O webinar comprova que a sociedade se sensibiliza e se mobiliza de forma crescente para a questão da política pública de geoinformação, que certamente imporá às profissões envolvidas uma revisão de suas competências profissionais e de suas grades acadêmicas”, afirma Luiz.

Ao final da palestra foi sorteado um exemplar do livro “Direito Administrativo Geográfico” de Luiz Ugeda, pelo aplicativo Sorteie.me na fanpage da MundoGEO no Facebook. O sorteado foi Kleber Nunes Pereira.

Se você não participou ao vivo, assista agora mesmo o replay na íntegra:

 

 

Veja o que foi abordado neste webinar:

  • – Geografia e Cartografia na legislação – o caráter oficial
  • – Como o Poder Executivo trata o setor de Geoinformação
  • – Como o Congresso Nacional/TCU tratam o setor de Geoinformação
  • – O que Geógrafos, Engenheiros Cartógrafos e Agrimensores podem fazer para fortalecerem suas profissões
  • – O que os usuários podem esperar do setor de políticas públicas em Geoinformação
  • – O que vem por aí no setor de Geoinformação

“Dentre os vários pontos importantes que o Ugeda apresentou, eu destacaria a importância da geoinformação ser tratada como se fosse – na verdade, ela é – uma infraestrutura mesmo, assim como acontece com a energia ou os transportes”, comenta Eduardo. “Também chamou a atenção o número de que o Brasil, segundo os cartórios, seria 600 mil quilômetros quadrados ‘maior’, que é o efeito ‘beliche’, criado pela sobreposição de títulos e que gera insegurança jurídica para os proprietários”, conclui.