Webinar com inscrições gratuitas será realizado nesta quinta-feira (24/08) às 19h30. Participe!

600x340-qgisVocê conhece o QGIS? Sabe da sua potencialidade para realizar projetos que envolvem a Análise Espacial? Para esclarecer estas e outras dúvidas, o GEOeduc irá realizar, nesta quinta-feira (24/08), um webinar gratuito sobre as Principais Ferramentas do QGIS para Análise Espacial. Transmito ao vivo, o evento terá início às 14h30 (hora de Brasília).

Neste webinar, as principais ferramentas de análises pontuais ou setoriais serão abordadas. Estudos sobre superfícies de terreno e suas derivações também serão exemplificadas em cenários gerais. O participante, então, absorverá um melhor entendimento entre análise espacial de informações e análise espacial física (superfícies 3D).

button

Essas análises auxiliam diversos operadores, analistas e gestores a tomarem melhores decisões dentro do contexto espacial. As aplicações são largas, podendo ser implementadas na gestão ambiental, gestão pública, logística e planejamento urbano. Essas potencialidades, do software QGIS, colocam luz à capacidade da ferramenta de ser utilizada tanto para fins acadêmicos como para fins corporativos.

O QGIS já surge como alternativa viável para serviços de planejamento geográfico, devendo o mesmo ser explorado e abordado de maneira simples e intuitiva. O que nos separa da viabilidade do software é a habilidade de adaptá-lo a diversos contextos.

A ementa completa do webinar sobre ferramentas do QGIS para Análise Espacial abordará:

  • Representação Espacial de Dados em Tabela
  • Segmentação e Função de Distância
  • Análises Pontuais por Densidade Espacial
  • Análise Espacial de Áreas
  • Interpolação de Dados
  • Análises Espaciais em Modelos Digitais de Terreno

 

Sobre o evento

Webinar: Ferramentas do QGIS para Análise Espacial
Data: 24 de agosto de 2017
Horário: 14h30 às 15h30
Inscrições gratuitas: https://app.webinarjam.net/register/38512/fba7aedd2f

Palestrante

Aarthur_paivarthur Paiva – Engenheiro cartógrafo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente consultor e instrutor do instituto GEOeduc, possui 5 anos de experiência em softwares GIS e de Processamento Digital de Imagens. Apresenta conhecimentos em assuntos como, geoestatística, geomarketing, análise ambiental, gestão de banco de dados dentre outros temas. Atuou como suporte técnico e na confecção de materiais de cursos de extensão em geotecnologias pelo Laboratório de Geoprocessamento da UERJ (LABGIS UERJ). Possui experiência na área de agrimensura, como no mapeamento de estradas e túneis a partir de levantamentos geodésicos (Diferencial, estático e RTK) e a partir de levantamentos com equipamentos topográficos, como estação total, Laser Scanner fixo e o Laser Scanner Móvel (acoplado em automóvel).
Fonte: GEOeduc