A tecnologia desenvolvida pela startup utiliza Inteligência Artificial para detectar vazamentos de água

A startup Stattus4, que há 1 ano e meio está incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba, concorreu nos dias 13 e 14 de novembro ao Prêmio BID-FEMSA 2017, em Buenos Aires, na Argentina. O prêmio reconheceu as soluções mais inovadoras da América da Latina e Caribe nas áreas de águas, saneamento e resíduos sólidos.  A startup brasileira ficou em terceiro lugar e recebeu um prêmio no valor de USD 5.000.

A Stattus4 desenvolveu um sistema que monitora a rede de abastecimento em tempo real, maximizando as chances de detectar vazamentos de água na rede pública. O “Fluid: Sistema de Detecção Automática de Vazamento em Ramais” foi o único projeto brasileiro finalista e concorreu com projetos de outros cinco startups do Peru, Chile, Colômbia (2 projetos) e México. “A maior premiação para nós foi o reconhecimento da nossa iniciativa, a visibilidade para o mundo e o feedback dos diversos profissionais da área de água e saneamento”, falou Marília, que é sócia e responsável pelo marketing e vendas da Stattus4.

Atualmente, estados e municípios lutam diariamente para detectar os vazamentos de água na rede pública e diminuir a perda milhões de litros, que impacta diretamente nos recursos naturais e no dinheiro público. O problema é que a busca de vazamentos é feita manualmente, por profissionais altamente especializados, chamados geofonistas. De acordo com o Instituto Trata Brasil, hoje o país perde, em média, 37% da água coletada por vazamentos nos ramais, ou seja, no encanamento entre a rua e as casas.

O projeto brasileiro “Fluid” é um sistema com sensores que mapeiam vazamentos e enviam os dados para um software, permitindo aos técnicos se dirigirem diretamente para as ruas indicadas. A tecnologia desenvolvida pela startup utiliza Inteligência Artificial para analisar os dados. A empresa desenvolveu sensores que são conectados nos cavaletes das casas e, por meio da vibração dos encanamentos, detectam os sons que indicam a probabilidade de haver vazamento.

Com isso, a procura por esses vazamentos deixa de ser manual e toda rede de abastecimento passa a ser monitorada em tempo real, maximizando as chances de encontrar vazamentos de água.

No município de Santa Barbara D’Oeste, o Departamento de Água e Esgoto -DAAE, registrava 41% de perda de água. Após a Stattus4 ter aplicado o sistema foram detectados 2 vazamentos, sendo que após o conserto de apenas um deles, a perda diminuiu para 18%. As cidades de Sorocaba/SP, Votorantim/SP e de Itabirito/MG também já utilizam o sistema desenvolvido pela startup.

Incubação

Incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba, a Stattus4 venceu o Prêmio Startup Assemae 2017, quando concorreu com outras 20 participantes de todo o país, e empatou em primeiro lugar com outra startup, a Wetlands Construídos.  A Stattus4 também foi finalista do Prêmio InovAtiva Brasil.

“A Stattus4 é uma das startups do Parque Tecnológico que sem dúvida nenhuma vai se tornar referência não só no Brasil como também no exterior. São ideias inovadoras como essa que queremos atrair para o Parque Tecnológico para que possam ser impulsionadas e serem referência em inovação e tecnologia”, afirmou o Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas.

“Dentre outras startups do Parque Tecnológico de Sorocaba, a Stattus4, sem dúvida alcançará papel de destaque no mundo da inovação. Essa é a característica de nosso Parque: buscar atrair empresas e proporcionar ações para que elas criem musculatura e sigam se desenvolvendo e inovando”, disse o Diretor Executivo do Parque, Nelson Cancellara.

Marília falou sobre a importância da incubação no Parque Tecnológico de Sorocaba. “Nos deu visibilidade, ampliou nossa rede de networking, possibilitou usufruir de consultorias em um local adequado para desenvolver e pensar nosso negócio”, disse.

A Hubiz, incubadora do Parque Tecnológico, oferece apoio para a modelagem da proposta de valor, planejamento de negócios, desenvolvimento tecnológico, estratégica de marketing e vendas, mercado e finanças e difusão da cultura empreendedora.

Em 2016, a Hubiz foi uma das cinco incubadoras brasileiras vencedoras do Prêmio de Incubação e Aceleração de Impacto, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e Sebrae.

Outras informações sobre o Prêmio: http://convocatorias.iadb.org/es/bid-femsa-award/home