Mais 73 cidades são beneficiadas com inclusão na região semiárida do País. O governo Federal entendeu e acolheu argumento de municípios e estados

Está disponível o arquivo em formato shp com a nova delimitação do Semiárido Brasileiro, elaborada pelo LAPIS – Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites.

O semiárido brasileiro tem nova configuração e conta com mais 73 cidades em sete estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Piauí. A inclusão responde a um pleito de estados e dos municípios, acolhida pelo Governo Federal em razão de uma das piores secas que atinge a região.

A medida foi aprovada na última quinta-feira (23/11) pelo Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), presidido pelo ministro Helder Barbalho.

Com o acréscimo das novas localidades, o mapa do semiárido passa a ter 1.262 municípios. Das cidades incorporadas agora, nove delas estão na Bahia, dez no Ceará, duas no Maranhão, seis em Minas Gerais, mais 24 na Paraíba, uma em Pernambuco e 21 no Piauí. Além desses estados, a região abrange municípios de Alagoas, Sergipe e do Rio Grande do Norte.

O LAPIS é responsável pela aquisição e processamento, em tempo quase real, das imagens dos satélites Meteosat Segunda Geração (MSG) do sensor SEVIRI para o monitoramento sistemático e operacional das áreas de agrometeorologia e da previsão de tempo de curto prazo (nowcasting).

O Laboratório recebeu em 2007 a implantação de um Sistema completo de monitoramento e previsão de tempo de curto prazo através da UFAL. A antena banda C instalada junto a este Sistema permite à UFAL, a recepção, processamento e armazenamento dos dados dos satélites Meteosat Segunda Geração em tempo quase real.

A Estação de Recepção de Baixo Custo do Sistema EUMETCast da EUMETSAT é composta por uma antena parabólica, um amplificador conversor de baixo ruído, uma placa de recepção de vídeo digital via satélite e um software de ingestão e organização dos dados instalado em um computador de configuração intermediária.