Sistema AeroScope protege a privacidade com “matrícula” e permite autoidentificação

A DJI está apresentando novos recursos ao sistema de identificação remota, DJI AeroScope, que funcionam como uma “matrícula eletrônica” para drones. Os novos recursos permitem que os pilotos de drones identifiquem voluntariamente suas operações de voo às autoridades, enquanto protegem sua privacidade.

O AeroScope é um sistema que identifica e rastreia remotamente drones aéreos, permitindo que funcionários de segurança da aviação e autoridades respondam a preocupações de proteção e segurança sobre drones. Os drones da DJI transmitem localmente a localização, velocidade, direção e número de série aos receptores do AeroScope usados pelas autoridades em locais reservados ou em resposta a reclamações. Entretanto, não transmitem informações pessoalmente identificáveis.

Recentes atualizações do aplicativo DJI GO 4 e do firmware do drone DJI drone, disponibilizadas primeiramente para o DJI Mavic Pro na semana passada, permitirão aos pilotos escolher se devem ou não transmitir informações adicionais sobre suas operações de vôo, isso se eles acreditam que tais dados serão úteis para dirimir quaisquer preocupações sobre seus vôos. Pilotos profissionais e pilotos que voam perto de locais reservados podem optar por fazer isso rotineiramente.

11111

Agora, o aplicativo DJI GO 4 tem um menu de “identificação remota” nas configurações do controlador principal. Esse menu oferece aos pilotos a opção de transmitir o “UUID”, um código de identificação exclusivo do usuário vinculado à conta DJI GO de cada piloto, e “Informações de voo e identificação”, se um piloto optar por inserir informações nessa seção. A definição padrão de ambas as opções é não transmitir, e isso pode ser alterado a qualquer momento.

O AeroScope atende às necessidades das autoridades que sabem que a maioria dos drones é inofensiva, mas que estão preocupadas e devem permanecer alerta e rastrear atividades de risco ou ilegais com drones perto de pistas de aeroportos, presídios e outros locais reservados. O AeroScope também oferece às autoridades uma ferramenta para responder às reclamações sobre utilização individual de drones e conduzir investigação adicional.

A DJI desenvolveu o AeroScope para balancear as necessidades legítimas das autoridades contra os direitos de privacidade dos pilotos de drones. O AeroScope usa a conexão de comunicação existente entre um drone e respectivo controlador remoto para transmitir informações de identificação por até 5 km, como número de série ou registro, telemetria básica, inclusive localização, altitude, velocidade e direção. A polícia, agências de segurança, autoridades de aviação e outras partes autorizadas podem usar um receptor AeroScope para monitorar, analisar e agir com base nessas informações. 

Como o AeroScope precisa que os drones transmitam diretamente suas informações para receptores locais, e não transmitam dados para um serviço com base na internet, garante que a maioria dos voos dos drones não será gravada automaticamente em bancos de dados governamentais, protegendo os interesses de privacidade das pessoas e das empresas que usam drones. Esta abordagem também evita custos e complexidades consideráveis que estariam envolvidos na criação de tais bancos de dados e na conexão dos drones a sistemas em rede.

A DJI está trabalhando para ampliar o protocolo de transmissão para outros fabricantes de drones.

Os governos em todo o mundo expressaram interesse em exigir rastreamento e identificação obrigatórios de drones. A DJI liderou o setor de drones na argumentação contra propostas que exigiam que todos os voos de drones fossem rastreados e gravados em bancos de dados governamentais, muitos dos quais exigiriam que os drones fossem modificados com equipamentos especiais que acrescentariam peso aos equipamentos, consumindo a bateria e implicando custos aos pilotos. 

Webinar

Para entender mais sobre o assunto, iremos realizar na próxima sexta-feira (8/12) às 10h (Horário de Brasília) uma palestra online sobre o DJI AeroScope, que será ministrada por Manuel Martinez – Diretor da DJI para a América Latina, com a moderação de Emerson Granemann – Fundador da MundoGEO, Idealizador da DroneShow.

Inscreva-se agora mesmo e garanta a sua vaga:

button (1)

 

 

ATENÇÃO: Lembre-se e informar seu nome completo para garantir o recebimento do seu certificado de participação

Fonte: DroneShow