A Blue Marble Geographics e a Engesat anunciaram a publicação da versão 19 do Módulo LiDAR do Global Mapper. Ferramenta de processamento de nuvem de pontos traz uma nova opção para a criação de nuvem de pontos 3D a partir de um conjunto de imagens com sobreposição. Adaptada para usuários de dados gerados por drones, a ferramenta de Píxeis-para-Pontos transforma simples imagens coletadas por drones numa representação 3D da área do projeto e fornece assim a matéria prima para extensas opções de classificação, criação de Modelos de Elevação (MDE) e capacidade de extração de feições.

Existente desde a versão 15, o modulo LiDAR do Global Mapper é um aplicativo opcional e adicional que traz múltiplas ferramentas para gestão e análise de nuvem de pontos, inclusive classificação automática e extração de feições, análise de perfil e edição de pontos, extração de modelo de terreno com maior velocidade, e muito mais.

Uma das novidades da versão 19 do Módulo LiDAR é a ferramenta de Píxeis-para-Pontos. Utilitário disponibilizado como versão de avaliação beta, transforma imagens aéreas com sobreposição tais como as imagens geradas por drones, em nuvem de pontos de alta densidade.

Fazendo uso de princípios de fotogrametria, nos quais as medições são derivadas das imagens processadas, a ferramenta Píxeis-para-Pontos analisa a relação entre objetos identificáveis em imagens adjacentes para extrair as coordenadas 3D dos pontos que compõe a respectiva superfície dos objetos de interesse. Como produto intermediário, a ferramenta Píxeis-para-Pontos também oferece a opção de gerar as ortofotos, e junta digitalmente as diferentes imagens que formam o conjunto de dados em estudo para formar um mosaico georreferenciado que reflete as coordenadas 3D de cada ponto da paisagem.

Melhorias adicionais na versão 19 do Módulo LiDAR foram aplicadas no processo de detecção de pontos de solo, especialmente nas áreas onde existem edificações de grande altura; uma nova opção de seleção de pontos geográficos permite acelerar a análise e a renderização dos dados; suporte para escrever e ler arquivos no formato LAZ (LasZip) nos campos LAS 1.4; uma nova opção para converter uma nuvem de pontos contendo valores de RGB numa imagem; e uma ferramenta aperfeiçoada para detecção e classificação de pontos de ruído.

Visualização 3D do ortomosaico sobreposto sobre o modelo de terreno do aterro
Visualização 3D do ortomosaico sobreposto sobre o modelo de terreno do aterro

Para acessar uma listagem das novas funcionalidades que o Modulo LiDAR V.19 traz, consulte: www.engesat.com.br/softwares/modulo-lidar

Usuários atuais e interessados em conhecer melhor o Global Mapper e o Módulo LIDAR v.19 e que desejam ativar uma licença de avaliação de duas semanas podem acessar e baixar a versão mais atualizada que inclui as novas funcionalidades do Módulo LiDAR em: www.engesat.com.br/softwares/global-mapper/download