É uma solicitação antiga da população de Campinas a existência de uma página onde poderiam estar acessíveis todas as informações ambientais do município. Nessa direção, criamos o portal GeoAmbiental com as principais informações ambientais dos Planos Municipais Ambientais de Recursos Hídricos e do Verde.

Estão disponíveis para visualização da população os mapeamento de: Parques Lineares, Corredores ecológicos, Núcleos de conectividade, Unidades de Conservação, Hidrografia, Mananciais e Áreas estratégicas do Plano de Recursos Hídricos, Banco de Áreas Verdes, árvores imunes a corte, entre outras.

O Portal GeoAmbiental foi desenvolvido com base somente Softwares LIVRES; ele permite a customização e desenvolvimento de novas ferramentas; atualização das informações constante das informações e feita por servidores da PMC; e é acessível por dispositivos móveis.

Entre os principais atributos do portal está; a transparência e democratização dos dados; o fato de ser uma ferramenta educacional podendo ser utilizada por diversas disciplinas em escolas e universidades; possibilitar o acompanhamento da evolução dos programas ambientais; e o conhecimentos dos elementos e diretrizes ambientais.

Para saber mais, acesse: https://geoambiental.campinas.sp.gov.br/