Visiona e Concert desenvolvem solução de gestão de poda de árvores em redes de distribuição de média tensão através do Programa de P&D do Grupo Energisa.

O Grupo Energisa está ganhando um novo reforço para gerenciamento e controle para gestão de podas de árvores, fornecida em uma parceria entre as empresas Visiona Tecnologia Espacial S.A. e Concert Technologies S.A.

O projeto foi desenvolvido através de um P&D, que teve como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta inteligente para planejamento e gestão de manejo de podas de árvores ao longo das redes de distribuição de energia elétrica. O grande diferencial da solução é a sua capacidade da identificação, não somente da presença de vegetação nas áreas de risco, como também a altura das árvores identificadas, eliminando assim a necessidade de coleta de dados in loco para a retroalimentação da base de dados, mencionou, Erika Ferrari Cunha, coordenadora de Planejamento e Programação da Energisa e Gerente do Projeto pela Energisa.

Erika ressalta ainda que a solução desenvolvida atenderá também o planejamento ótimo das podas, considerando diversos critérios em sua geração, tais como orçamento disponível, custo de poda, produtividade e localização das equipes de poda, indicadores de compensação, entre outros.