Da Decisão à Ação Geográfica: entenda como a Transformação Digital JÁ modificou seu Negócio

transformacao digitalA chamada Transformação Digital tem impactado diretamente todos os setores da sociedade, levantando discussões desde como ensinar e formar novos profissionais frente aos desafios atuais às estratégias de decisão e ação dos Governos e Corporações, do pequeno ao grande.

Mais do que uma dimensão de análise, o Espaço Geográfico deve ser entendido e apreendido por estes: olhar o mapa e tomar decisões com base em análises, agregando valor à marca. As empresas precisam pensar novos modelos de negócio, incluindo formas de interação com seus clientes, trazendo expansão e lucratividade para o negócio.

Graças ao exponencial avanço tecnológico, vivemos em uma sociedade em rede, ágil e conectada.

A cada dia, estamos nos apropriando mais e mais de ferramentas simples e acessíveis, como apps que revolucionam nossa forma de viver. Se, antes, falar sobre Geoprocessamento, SIG, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Localização (como o GPS) era algo complicado, que envolvia entender sobre configurações de hardware, software e estava restrito a um pequeno número de superespecialistas, hoje, as tais tecnologias estão cada vez mais intuitivas e disponíveis no dia a dia de qualquer cidadão que acompanha desde a previsão do tempo até a criação de rotas de suas viagens, bem como das empresas e dos governos que devem se apropriar delas para o entendimento e a tomada de decisão e de ações territoriais.

Uma introdução a este tema será apresentada na terça-feira (23/1) às 20h30 (hora de Brasília) por Abimael Cereda Junior, da Georesults, com moderação de Eduardo Freitas, editor do MundoGEO.

Registre-se agora

abimaAbimael é Geógrafo, professor, consultor e palestrante da Georesults (Geografia das Coisas), atua em Empresas e Universidades apoiando-as a alcançarem resultados por meio da Inteligência Geográfica, com a disseminação de Tecnologias e Geografia em seu estado-da-arte, desenvolvendo habilidades e competências de negócio por meio de capacitação e formação em Agricultura Digital, Cidades Inteligentes e Ensino. Pesquisador colaborador na Unicamp, também é docente em cursos de pós-graduação e extensão, como UFSCar, UERJ e FACENS. Com Especialização em Geoprocessamento, Mestrado e Doutorado em Engenharia Urbana, tem como área de pesquisa e atuação a incorporação da Inteligência Geográfica nos processos de planejamento e gestão público e privado, bem como o desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas para análise espacial de dados geográficos, para além das Smart Cities e Smart Farms.

Fonte: MundoGEO#Connect