Imagens de todo o mundo estão disponíveis de maneira rápida através do serviço 24/7 da Airbus

A empresa Airbus Defence and Space oferece agora a possibilidade de dispor de imagens de satélite em tempo quase real, graças a seu Serviço de Resposta a Emergência para Entrega de Imagens 24/7, que dará suporte àqueles que enfrentam situações críticas.

Fazendo uso da estação terrestre polar Kongsberg Satellite Services (KSAT), situada em Svalbard, na Noruega, se obtém, para cada órbita, as imagens das constelações SPOT e Pléiades, que podem podem ser distribuídas imediatamente a qualquer parte do mundo com grande rapidez.

O serviço 24/7, além de oferecer esta grande capacidade de reação, permite aos clientes ter contato, de maneira simples e imediata, a qualquer hora do dia, com um grupo especializado de especialistas, que podem proporcionar suporte e assessoria em situações imprevistas.

Imagem de satélite SPOT 6/7 - Incêndio de Fort McMurray em Alberta, Canadá

“Em momentos de crise, o tempo é crítico. Com nosso Serviço de Emergência 24/7, que pode fornecer imagens em uma média de duas horas após a coleta, pode-se gerenciar com maior prioridade ainda as situações de emergência”, afirma François Lombard, diretor de Intelligence Business da Airbus Defence and Space. “Desta forma, nossos clientes e parceiros poderão receber imagens de satélite para suas missões críticas com maior rapidez”, conclui.

O Serviço de Emergência de Entrega de Imagens 24/7 se baseia na capacidade avançada Near-Real Time (quase em tempo real) e foi desenvolvido para responder às necessidades específicas dos clientes que enfrentam situações imprevistas, crises geopolíticas e catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

Proporciona, com grande rapidez, imagens de satélite precisas e confiáveis que permitem avaliar os danos e contribuem para reduzir o possível impacto na população afetada.

O serviço assegura a reserva dos recursos satelitais necessários das constelações SPOT, de grande largura de varredura, e Pléiades, de altíssima resolução, com a maior prioridade de programação, garantindo deste modo um acesso mais rápido aos dados em todo o mundo.

Com desenho flexível, o serviço permite realizar modificações ou cancelamentos de última hora. Com esta melhora de rendimento e capacidade, a Airbus incrementa seu potencial de proporcionar imagens de modo mais efetivo, provenientes de suas constelações óticas e de radar, compostas pelos satélites Pléiades, SPOT 6 e 7, DMC e também TerraSAR-X e TanDEMX.

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: