O par de novos veículos soma-se aos dois já em órbita para completar a constelação de satélites de alta resolução espacial, possibilitando a rápida coleta de imagens para clientes em todo o globo

A GeoDesign Internacional, sediada em Lorena (SP), informa que a sua representada Space View, sediada em Pequim, China, anunciou o lançamento de mais dois satélites de alta resolução espacial da constelação SuperView-1.

Os satélites SuperView-1 3 e 4 foram lançados ao espaço com sucesso as 11:24 (horário de Pequim) de 9 de janeiro de 2018 a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan, localizado na área de Xinzhou do distrito de Kelan, na província de Shanxi, no norte da China. Os satélites 3 e 4 foram colocados em órbita através do foguete chinês Longa Marcha 2D.

A seguir você pode assistir um vídeo do lançamento e detalhes dos satélites:

Os satélites foram desenvolvidos pela Corporação Chinesa de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, sendo este o segundo lançamento de satélites comerciais de sensoriamento remoto da organização. O primeiro foi em dezembro de 2016, quando foram lançados ao espaço os satélites 1 e 2 da constelação SuperView-1.

Os satélites 3 e 4 somam-se aos satélites 1 e 2 completando a constelação de quatro satélites de alta resolução espacial (Pan: 0,50 m e MS: 2,0 m) a 90º de cada um e na mesma órbita, possibilitando coleta rápida de imagens terrestres para clientes ao redor da Terra.

A tabela a seguir apresenta as principais características da constelação de satélites de alta resolução espacial SuperView-1:

A constelação SuperView-1 oferece uma plataforma ágil e múltiplos modos de aquisição de imagens orbitais de alta resolução espacial (Pan: 0,50 m e MS: 2,0 m). Permite mergulho de até ±30º e rolamento de ±45º sob diversos cenários de emergência. A coleta de imagem pode ser realizada para faixas longas, múltiplas faixas e alvos de múltiplos pontos, além de imagens estereoscópicas.

Confira várias imagens amostra de alta resolução espacial das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo obtidas pelos satélites SuperView-1.

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: