Programa está sendo elaborado de forma participativa por instituições públicas e privadas demandantes de produtos e serviços do setor espacial

Três membros da Embrapa Territorial (Campinas, SP) vão representar a Embrapa na elaboração do Programa Espacial Brasileiro, sob coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Os analistas Paulo Roberto Rodrigues Martinho e Osvaldo Tadotomo Oshiro e a pesquisadora Janice Freitas Leivas deverão responder a seis questionários relacionados a atividades espaciais compreendidas em grandes grupos de abrangência: observação da terra; coleta de dados; meteorologia; comunicações; missões científicas; posicionamento e navegação.

O Programa Espacial Brasileiro será elaborado de forma participativa. Os questionários serão respondidos por instituições dos setores público e privado demandantes de produtos e serviços do setor espacial. As equipes responsáveis deverão entregar os arquivos preenchidos até 23 de fevereiro.

Nessa etapa de consulta, espera-se que sejam apontadas as reais necessidades do País relacionadas ao setor espacial. Elas deverão ser analisadas pelos especialistas das instituições demandantes, da AEB e das demais instituições do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae), em uma segunda etapa, a fim de identificar as tendências tecnológicas e as prioridades do Brasil para o setor, com base em interesses comuns e direcionamento do Estado.

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: