Dentre os objetivos estão conhecer o espaço de forma adequada e com alta precisão

A Engefoto anuncia que fechou recentemente um contrato com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (RS) para elaboração da base cartográfica cadastral por processo fotogramétrico, com GSD de 8 e 15 centímetros, para diferentes áreas da cidade.

Conhecer o espaço de forma adequada, com exatidões e precisões compatíveis com projetos de cadastro, de infraestrutura urbana, planejamento, de elaboração de Planta Genérica de Valores (PGV), estão entre os objetivos a serem alcançados com o contrato recém assinado.

Todo o município, com área de 239 quilômetros quadrados, será perfilado, com tecnologia LIDAR, com densidade 4 pontos por metro quadrado, prevendo obtenção de curvas de nível com equidistância de 50 centímetros e a geração de volumetria de todas edificações.

Vértices geodésicos

Referenciado ao Sistema Geodésico Brasileiro, está prevista a implantação de uma densa rede de vértices geodésicos, sendo que destes, cinco serão rastreados conforme padrão do IBGE para sua devida homologação pelo órgão.

Tendo a base cartográfica como referência, será efetuada a atualização cadastral, para fins de tributo de unidades imobiliárias. Para as unidades imobiliárias selecionadas para coleta de dados em campo, a Engefoto está customizando os aplicativos para otimização desta atividade, realizada através de PDAs.

Complementando a atividade voltada à tributação, será elaborada a nova PGV do município, baseada nas normas técnicas da ABNT e demais conceitos de engenharia de avaliações.

Forte carga horária de transferência de tecnologia está contemplada no contrato, de forma assegurar aos profissionais da Administração o domínio pleno dos processos e suas futuras atualizações.

A validação dos produtos contratados (controle de qualidade) será efetuada por técnicos da própria Administração, designados para este trabalho conforme especialidade.

Todo projeto será realizado em nove meses, sendo financiado com recursos do Banco Mundial.