App concluiu este mês o mapeamento das últimas capitais que faltavam no território brasileiro e já contabiliza mais de 5 milhões de pontos de ônibus de todo mundo em seu banco de dados

O aplicativo de mobilidade urbana Moovit já está disponível para os moradores de Macapá (AP) e Vitória (ES) e agora está presente em todas as capitais brasileiras. Só no Brasil, o Moovit soma mais de 300 mil pontos de parada e 20 mil linhas de ônibus mapeados.

Disponível para iOS, Android e web app, o aplicativo é um planejador de viagens que oferece informações atualizadas, como horário e opções de trajeto, cruzando diferentes meios de transporte (ônibus, trem, metrô, bonde etc.) em mais de 2 mil cidades ao redor do mundo, dando ao usuário a oportunidade de programar seu trajeto por rotas mais curtas e rápidas. Atualmente, o serviço é utilizado por mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.

A chegada do Moovit às últimas capitais deve-se aos esforços da comunidade “Mooviter” (como são conhecidos os voluntários da plataforma). Em Macapá, o mapeamento foi realizado por Nildo Costa. Ele conta que a iniciativa surgiu durante o Mapathon Moovit (encontro anual dos Mooviters) realizado no Rio de Janeiro. “Logo após o evento, iniciei contatos com órgãos e empresas de transporte público de Macapá para conseguir as informações que faltavam para completar o mapeamento por lá.” explica Nildo. Em Macapá são 881 pontos de ônibus e 40 linhas.

Já em Vitória, o mapeamento foi realizado por uma equipe de nove Mooviters, liderados pelo cearense e veterano Marcio Santos, que incluíram mais 1,5 mil pontos de ônibus e 57 linhas da capital e já trabalham no mapeamento da região metropolitana para incluir as informações de mais de 350 linhas e mil pontos.

Marcio está na comunidade desde 2013 e já participou do mapeamento de outras capitais como Maceió, Fortaleza e Salvador. “Ser o único app presente todas as capitais é uma grande conquista”, comemora o consultor de informática que ainda segue no desafio de mapear Araçatuba, São Sebastião e Ilhabela em São Paulo e o Distrito de Castelo Branco em Portugal.

“Para o Moovit, estar presentes em todas as capitais é um grande marco para celebrarmos. Essa evolução é devido à força da comunidade aliada à nossa tecnologia. Dessa forma, conseguimos entregar informações atualizadas do sistema de transporte na palma da mão do usuário. Nosso próximo desafio é atingir o maior número de cidades do interior”, afirma Pedro Palhares, country manager do Moovit no Brasil.

Geo nas Cidades Inteligentes

A revolução digital já chegou à Gestão Municipal Inteligente.

Smart Cities – ou Cidades Inteligentes – são sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais e serviços para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

De acordo com um estudo do Gartner, as maiores metrópoles do mundo têm adotado soluções de Smart Cities, ativadas por Internet das Coisas, para solucionar ou mitigar problemas urbanos. E segundo informações da FGV, este setor vai movimentar um mercado global de soluções tecnológicas estimado em 408 bilhões de reais até 2020.

Hoje, cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços inteligentes, ao mesmo tempo em que países desenvolvidos precisam aprimorar a infraestrutura urbana existente para permanecerem competitivos.

E a Geotecnologia será a camada comum a todos os sistemas de uma cidade inteligente, integrando todos os dados. Afinal, tudo o que acontece, acontece em algum lugar, não é mesmo?

Neste seminário Geo nos Municípios Inteligentes, que será realizado no dia 16 de maio em São Paulo (SP) no MundoGEO#Connect 2018, profissionais do setor estarão reunidos para apresentar resultados e discutir as melhores formas de convencer os gestores públicos a investir na informação geográfica, não só para melhorar a arrecadação, mas também como ferramenta moderna de gestão inteligente do território urbano.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: