Objetivo é garantir que o consumidor final tenha certeza da origem do seu produto, livre de ações que prejudiquem o planeta

No ano de 2017 as empresas AgroTools e Serasa Experian firmaram uma aliança estratégica que viabilizou a utilização em grande escala de um dos maiores anseios das corporações sobre o agronegócio brasileiro: positivar ou negativar o território.

Ao financiar ou comprar matéria-prima do agronegócio, as empresas também são responsáveis pelo uso dos recursos e práticas do produtor rural. Como estar livre de multas, ações de embargo e vulnerabilidade da marca em ações do agronegócio?

Agora isso é possível a partir do TerraSafe.

Usado por grandes empresas de diversas áreas, como bancos, traders, seguradoras, setor de grãos, proteína animal, entre outros, o TerraSafe já está disponível para qualquer empresa, através plataforma Serasa Experian.

Com o TerraSafe, é possível promover a verificação da área do produtor rural constante a regularização com base em critérios de protocolos nacionais e internacionais, tais como desmatamento, embargo, sobreposição com áreas de preservação, sobreposição com áreas indígenas e trabalho escravo.

Proteger as empresas de fiscalizações e autuações com base na legislação ambiental atual, reputações da marca frente ao mercado e a toda sociedade, assim como na prevenção de perdas devido a restrições no compliance socioambiental, são alguns dos exemplos que a AgroTools e Serasa Experian levam hoje para todo o país.

O objetivo principal é a garantia de que o consumidor final tenha certeza da origem do seu produto, livre de ações que prejudiquem o planeta.

Identidade Geográfica

A solução digital AgroTools Safe é entregue através da Plataforma proprietária/patenteada da AgroTools, denominada de TerraMatrix, uma plataforma de inteligência geográfica totalmente desenhada para o agronegócio.

Essa plataforma entende as principais particularidades ambientais, fundiárias e produtivas do agronegócio, e mais especificamente o agronegócio brasileiro.

Segundo a Agrotools, para entregar o Safe, um dos alicerces é a Metodologia proprietária/patenteada da AgroTools, denominada de Identidade Geográfica. É a chave de conexão de cada um dos territórios (fazendas/talhão/matrículas) com qualquer agenda de compliance.

Por meio desta metodologia e da Plataforma TerraMatrix, uma identidade Geográfica pode transportar os atributos de um determinado local para os produtos que dali são originados/que está recebendo crédito. Também promove a transparência dos eventos e dos cuidados que cada negócio tem com suas terras.

E com a Identidade Geográfica feita, entra em ação um poderoso observatório dos critérios prioritários de sustentabilidade, o TerraSafe. Abastecido por bases de dados oficiais, atualizadas, padronizadas e curadas diariamente, realiza análises socioambientais e emite extratos de conformidade de qualquer território de interesse em tempo real. Assim pode-se monitorar enormes cadeias de fornecimento e de operações financeiras (hoje temos empresas com mais de 100 mil fornecedores monitorados diariamente), com agilidade, confiança e transparência, em um ambiente auditável.

Gestão Inteligente de Imóveis Rurais

Este tema será destaque na programação do MundoGEO#Connect 2018, que será realizado de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes: