Prazo para inscrição se encerra no dia 31 de maio

Um projeto de pesquisa conduzido no Laboratório de Ecossistemas Tropicais e Ciências Ambientais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) dispõe de uma vaga de pós-doutorado com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição se encerra no dia 31 de maio.

O candidato selecionado integrará a equipe do Projeto Temático Variação interanual do balanço de gases de efeito estufa na Bacia Amazônica e seus controles em um mundo sob aquecimento e mudanças climáticas, que investiga as consequências e efeitos das mudanças climáticas e impactos humanos no equilíbrio de gases de efeito estufa na bacia amazônica.

O objetivo do projeto de pós-doutorado é responder a duas perguntas principais: “Quais são as principais fontes (tipos de cobertura de terra) das emissões de fogo?” e “Seriam essas emissões um resultado de incêndios da vegetação de pastagem com rápida ciclagem, com menor impacto sobre a acumulação de CO2 atmosférico global, ou estariam estas relacionadas à vegetação florestal, com impacto potencialmente elevado sobre a acumulação do CO2 atmosférico?”.

Para responder a estas perguntas, o objetivo geral é quantificar sistematicamente as emissões anuais brutas de carbono das florestas afetadas por incêndios na escala do bioma Amazônia e atribuir sua contribuição relativa baseada nas potenciais fontes de emissão de CO2 por incêndios.

Exigem-se para a vaga excelente compreensão do funcionamento de ecossistemas florestais, especialmente o ciclo C; ter habilidades em sistemas de informações geográficas, processamento de imagem e programação computacional; domínio de análise e visualização de dados científicos usando software ou linguagens computacionais como ARCGIS, QGIS, ENVI, Rstudio, PHYTON, IDL; e experiência anterior em estudos amazônicos, experiência com trabalho de campo, modelagem de emissões de fogo.

Os candidatos devem enviar e-mail com o título “Pos-Doc CO2 FAPESP TREES” para o supervisor Luiz Eduardo de Aragão (luiz.aragao@inpe.br) e para a coordenadora do projeto, Luciana Vanni Gatti (luciana.gatti@inpe.br). Junto ao e-mail devem estar anexados uma carta de apresentação, curriculum vitae, uma carta descrevendo a formação profissional e experiência e três nomes de referência profissional.

Mais informações sobre a vaga em www.fapesp.br/oportunidades/2110.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Com informações da Agência Fapesp