Resultados e aplicações do CAR para a formulação de políticas públicas de combate ao desmatamento, ações de monitoramento e ampliação da cobertura florestal foram destaque no Dia do Meio Ambiente

Um balanço das informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi apresentado em cerimônia alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) na última terça-feira (5/6) em Brasília (DF).

De acordo com os dados, o Brasil tem mais de 5 milhões de imóveis registrados, o que equivale a mais de 440 milhões de hectares e a quase 100% do povoamento do cadastro:

Números atualizados do CAR até 29 de maio de 2018

Resultados e aplicações do Cadastro para a formulação de políticas públicas de combate ao desmatamento, ações de monitoramento e ampliação da cobertura florestal também foram destaque. O prazo para os proprietários rurais fazerem o CAR – que deveria ter finalizado no último dia 31 de maio – foi novamente prorrogado, agora para 31 de dezembro de 2018.

Instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, o CAR consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

O CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além de fomentar a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

Inventário Florestal

No Dia do Meio Ambiente também foram lançados relatórios de resultados do Inventário Florestal Nacional (IFN) dos estados de Sergipe e Santa Catarina, o novo portal do Sistema Nacional de Informações Florestais (Snif) e o portal de educação a distância Saberes da Floresta.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente

DroneShow Online em Junho

10.im_FaceContinua repercutindo o sucesso do DroneShow 2018, que aconteceu juntamente com o MundoGEO#Connect de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 19 a 21 de junho!

Será um seminário no qual o diretor da DroneShow, Emerson Granemann, fará um resumo dos principais lançamentos da feira e das questões discutidas no seminário de regulamentação e novos mercado, além de cinco mini-cursos com instrutores renomados, nas áreas de processamento de imagens, mapeamento, topografia e agricultura.

Os inscritos poderão acompanhar ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking.

Conheça os instrutores, a programação completa e inscreva-se

Este evento online com vagas limitadas tem o objetivo de oferecer uma oportunidade para quem não conseguiu acompanhar alguns dos principais conteúdos do evento DroneShow 2018 e também para quem foi ao evento mas não conseguiu assistir todas as atividades.