Cooperação tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias que resultarão em uma melhoria considerável no gerenciamento das plataformas de coletas de dados do Cemaden

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – e a Visiona Tecnologia Espacial S.A. assinarão, no próximo dia 18, Protocolo de Intenções com o objetivo de desenvolverem, em conjunto, soluções baseadas em sistemas e sensores de satélites de observação da Terra e coleta de dados.

A Visiona foi uma das empresas de destaque na feira MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

A cooperação objetiva, também, o desenvolvimento de tecnologias que resultarão em uma melhoria considerável no gerenciamento das plataformas de coletas de dados do Cemaden. Tais plataformas são usadas no monitoramento e na emissão de alerta de desastres geo-hidrológicos, como movimentos de massa ou deslizamentos, inundações e enxurradas.

A assinatura ocorrerá na sede do Cemaden, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no próximo dia 18 de junho, às 14 horas, com a presença dos diretores do Cemaden e da Visiona, além de autoridades de instituições federais e locais.

Criado em julho de 2011, o Cemaden é uma Instituição que desenvolve capacidade científica, tecnológica e de inovação para continuamente aperfeiçoar o monitoramento e a emissão de alertas de riscos geo-hidrológicos. A rede de observação do Cemaden é constituída por quase 6 mil sensores distribuídos em todo o território nacional. São os dados desta rede de observação que transitarão, no futuro, através de satélites desenvolvidos pela Visona. Atualmente, o Cemaden monitora 958 municípios prioritários, em todo o território nacional.

A Visiona é uma joint-venture entre a Telebras, empresa de economia mista do setor de telecomunicações, e a Embraer Defesa & Segurança, empresa privada líder nos setores aeroespacial e de defesa. Criada em maio de 2012, a Visiona integra sistemas espaciais, com programas de absorção de tecnologia e desenvolvimentos próprios na área aeroespacial. É considerada uma das ações prioritárias no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para atender aos objetivos e às diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE) e da Estratégia Nacional de Defesa (END).

Com a assinatura do protocolo, o Cemaden e a Visiona irão projetar, em conjunto, plataformas espaciais e integrar novas tecnologias que suportem processamento de grandes volumes de dados armazenados, a serem aplicadas nas atividades relacionadas ao monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais no Brasil.

A Visiona em colaboração com a Embrapii e o Instituto Senai de Inovação assinaram, recentemente um convênio que visa o desenvolvimento do primeiro nanosatélite brasileiro de alta resolução espacial e coleta de dados de estações hidrometeorológicas beme como para projetos de Internet das Coisas (IoT). Este nanosatélite possibilitará o primeiro resultado para o Protocolo de Intenções Cemaden-Visiona.

DroneShow Online em Junho

10.im_FaceContinua repercutindo o sucesso do DroneShow 2018, que aconteceu juntamente com o MundoGEO#Connect de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 19 a 21 de junho!

Será um seminário no qual o diretor da DroneShow, Emerson Granemann, fará um resumo dos principais lançamentos da feira e das questões discutidas no seminário de regulamentação e novos mercado, além de cinco mini-cursos com instrutores renomados, nas áreas de processamento de imagens, mapeamento, topografia e agricultura.

Os inscritos poderão acompanhar ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking.

Conheça os instrutores, a programação completa e inscreva-se

Este evento online com vagas limitadas tem o objetivo de oferecer uma oportunidade para quem não conseguiu acompanhar alguns dos principais conteúdos do evento DroneShow 2018 e também para quem foi ao evento mas não conseguiu assistir todas as atividades.

Imagem: Pixabay