Obra tem como objetivo compreender a relevância da Gestão Territorial e seus principais desafios, bem como as reais necessidades de obtenção de dados e recursos para seu êxito

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Fundação Editora da Unesp (FEU) trazem ao público nove livros digitais aprovados no Programa de Edição de Textos de Docentes da Unesp em 2017. Todos os livros estão disponíveis para download gratuito.

Dentre eles destaca-se a obra Cadastro e gestão territorial: uma visão luso-brasileira para a implantação de sistemas de informação cadastral nos municípios, dos autores Amilton Amorim; Marcos Aurélio Pelegrina; Rui Pedro Julião.

Nesta obra é abordada a Gestão Territorial com o objetivo de compreender sua relevância e seus principais desafios, bem como as reais necessidades de obtenção de dados e recursos para seu êxito.

Apresenta-se o paradigma do Cadastro Territorial Multifinalitário, seus conceitos fundamentais e o modo como ele é abordado em várias regiões e em vários países. Além disso, trata-se da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), considerada essencial para o desenvolvimento de projetos relativos à produção, gestão e exploração de dados geográficos e cadastrais, em contextos compartilhados por vários serviços do Estado.

Finalmente, é apresentada uma análise dos requisitos e modelos para a Gestão Territorial, baseada no Cadastro Territorial Multifinalitário e com a utilização da IDE, com particular destaque para o Land Administration Domain Model (LADM). Por fim, é apresentada uma análise da situação do desenvolvimento dos sistemas cadastrais e sua aplicação na Gestão Territorial no Brasil e em Portugal.

Cadastro e Sinter no MundoGEO#Connect 2018

O tema Cadastro e Sinter foi um dos maiores destaques nas atividades do MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista. Confira este vídeo com um resumo do evento:

O MundoGEO#Connect 2019 já está marcado para 25 a 27 de junho em São Paulo (SP).