Aplicativo gratuito permite a qualquer usuário efetuar e acompanhar uma reclamação por meio do seu smartphone

A Prefeitura Municipal de Guarulhos iniciou uma ação para acelerar a manutenção e recuperação das ruas e avenidas do município por meio de um aplicativo de celular.

O “Cuida Guarulhos” pode ser baixado em aparelhos Android e iOS, é gratuito e permite a qualquer munícipe realizar a reclamação e acompanhar pela tela até a conclusão do reparo. O novo serviço digital é suportado pela plataforma de atendimento CUBE, desenvolvida pela Metasix, e que permite combinar o uso de robôs (chatbot) com ferramentas de autoatendimento ou consultas por mensagem curta, redes sociais, email e telemarketing, sempre de forma integrada.

Depois desta primeira fase, voltada ao tapa-buracos e iluminação, a Prefeitura planeja expandir o App para novos serviços recorrentes na cidade, como solicitação de podas de árvores ou coleta de entulhos. Outras informações de utilidade pública já estão dispostas no app, tais como consulta de multas, endereços de Unidades Básicas de Saúde e contatos do Departamento de Proteção Animal.

O aplicativo foi implementado pela Five Tec, parceira de integração Metasix escolhida pela prefeitura. Para fazer a reclamação, basta digitar o CPF, nome do usuário e local onde se deseja solicitar a manutenção e descrever em texto a situação. Há também a possibilidade de enviar imagens. Após a conclusão, um número de protocolo é gerado e o usuário pode acompanhar o andamento a qualquer momento.

Na fase beta, foram disponibilizados 200 downloads. Nos próximos 90 dias devem estar disponíveis também nas lojas PlayStore e Apple Store.

Apps para Prefeituras

Além do aplicativo Cuida Guarulhos, a Metasix dispõe de vários Apps de serviços que podem ser customizados para prefeituras de todos os portes e órgãos públicos em geral. Entre eles estão Apps para serviços como cobrança de estacionamento em via pública, solicitações de benefícios financeiros (como bolsa-auxílio), mapeamento e monitoria de pontos turísticos e aplicações móveis de entretenimento para eventos públicos entre outros.

De acordo com Cleiton Jorge, diretor de Operações da Metasix, os órgãos públicos têm se rendido à facilidade, economia e comodidade do conceito de Cidade Digital, ao utilizarem a tecnologia como aliada na solicitação e execução de serviços públicos. “Principalmente em municípios menores, os gestores estão enxergando nessas ferramentas digitais uma oportunidade de engajamento e aproximação da população com os órgãos gestores, o que resulta em melhores serviços e menor rejeição”, complementa o executivo.

“A Metasix está atenta às necessidades do mercado com soluções customizadas, que atendem a empresas e órgãos públicos de qualquer porte”, finaliza.

Mapeamento com Drones

O mapeamento com Drones será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

O tema Smart Cities também foi destaque em várias atividades do MundoGEO#Connect e DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: