Primeira fase prevê criação do banco de dados e implementação da camada de serviços e funcionalidades no geoportal

O governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou recentemente um edital de licitação para a implantação da primeira versão da plataforma tecnológica da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais do Rio Grande do Sul (IEDE/RS).

Coordenada pela Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), esta primeira fase de implantação, chamada Marco Zero, prevê a criação do banco de dados que irá compor a camada de armazenamento do nó central, a implementação da camada de serviços e das funcionalidades do Geoportal RS em ambiente web, dentre outras atividades.

A contratação também contempla atividades de capacitação e a elaboração de documentos de apoio aos usuários e gestores da infraestrutura.

O objetivo da SPGG é fomentar a integração, organização, padronização e disponibilização dos dados geoespaciais já existentes nas secretarias e órgãos do estado. Em paralelo, está sendo elaborada, em parceria firmada com o Exército Brasileiro, nova base cartográfica digital contínua na escala 1:25.000.

Acesse o edital completo.

Mapeamento com Drones

O uso de drones em atividades de mapeamento será tema de dois cursos (básico + avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa e garanta sua vaga!

A importância de uma rede altimétrica de alta precisão foi tema de debates no MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista. Confira um resumo do evento:

Imagem: Pixabay