Professores do Curso Técnico de Agrimensura do IFSC tiveram um trabalho publicado no mais importante periódico científico da área

A Tese de Doutorado do prof. Ivandro Klein, juntamente com a Dissertação de Mestrado do prof. Matheus Pereira Guzatto, ambas orientadas pelo prof. Dr. Marcelo Tomio Matsuoka no Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto da UFRGS, resultaram em um artigo publicado no Journal of Geodesy, principal periódico científico da área, intitulado: “A new relationship between the quality criteria for geodetic networks” (Uma nova relação entre os critérios de qualidade para redes geodésicas).

Esta é a primeira vez desde 2007, em uma pesquisa orientada pelo professor João F. G. Monico da Unesp, que um grupo completamente formado por brasileiros atuando em instituições brasileiras publica um trabalho no Journal of Geodesy. São co-autores do artigo e parceiros deste grupo de pesquisa os professores Marcelo Tomio Matsuoka e Vinicius Francisco Rofatto da UFU, Mauricio Roberto Veronez da Unisinos e Felipe Geremia Nievinski da UFRGS.

O prof. Ivandro Klein ressalta a dificuldade enfrentada para o artigo ter sido aceito: “Na primeira versão que submetemos, no inicio de 2016, o artigo foi recusado pela simplicidade dos experimentos para a comprovação do novo método proposto. Além disto, um dos revisores enfatizou que o Journal of Geodesy era dedicado a trabalhos que mostravam grandes avanços na nossa área.”

“Esse comentário de um dos revisores mostra o quão cautelosos eles são para aceitar que um novo método seja publicado no Journal of Geodesy. Embora nenhum dos revisores tenha achado qualquer erro no método proposto, eles queriam ver a comprovação em experimentos mais desafiadores”, enfatiza o prof. Marcelo Tomio Matsuoka.

Desta forma, o prof. Ivandro Klein ressalta a importância do grupo de pesquisadores envolvidos e da aplicação prática adquirida no Curso Técnico de Agrimensura no IFSC:

“A colaboração dos demais pesquisadores, Marcelo Matsuoka e Vinicius Rofatto da UFU, Mauricio Veronez da Unisinos e Felipe Nievinski da UFRGS foi fundamental para uma nova escrita do trabalho, enfatizando os pontos inéditos e o que o qualifica como um trabalho para ser aceito no Journal of Geodesy. Além disto, após eu e o prof. Matheus ingressarmos no IFSC, os diversos experimentos realizados na nossa rede horizontal foram fundamentais para a aceitação da nova versão submetida do artigo.”

Ele enfatiza ainda a importância do trabalho tanto do ponto de vista cientifico quanto da aplicação em problemas reais: “Ficamos muito contentes com a versão final do trabalho, pois ela apresenta desenvolvimento cientifico inédito, formulada em um caso geral que pode ser aplicada em qualquer rede geodésica, e, ao mesmo tempo, conseguimos aplicar com sucesso na nossa rede horizontal do IFSC, demonstrando que o trabalho, embora com formulação complexa, pode ser aplicado em casos reais, podendo ser adotado por outros profissionais que estejam envolvidos com a implantação e análise de redes geodésicas pelo país e pelo mundo”, conclui.

Link para o artigo: https://link.springer.com/article/10.1007/s00190-018-1181-8

Link para leitura do artigo: https://link.springer.com/epdf/10.1007/s00190-018-1181-8?author_access_token=cBGjzrUYK4k6o_tNT1YF0ve4RwlQNchNByi7wbcMAY55MVdWu5d6PsHAC7sBYUp_TFnAAlluFeHDlzFQ3IdGcVhbjhgGdcNTF

Com informações e imagens do Curso Técnico de Agrimensura do IFSC

Fóruns de Empresários de Geotecnologia e Drones

No dia 7 de novembro será realizada a sexta edição do Fórum Empresarial de Drones e no dia 8 de novembro a segunda edição do Fórum Empresarial de Geotecnologias, dentro da programação do DroneShow Plus 2018, em em São Paulo (SP).

Estes Fóruns apresentam uma continuidade da sequência de encontros da comunidade empresarial, promovidos pela MundoGEO, que acontece desde 2016.

Neste ambiente serão discutidos também novos modelos de negócios, conhecidas as novas demandas do mercado e promovidas cooperações entre as empresas dos setores de drones e geotecnologia.

O moderador do 6º Fórum Empresarial de Drones e do 2º Fórum Empresarial de Geotecnologia será Emerson Granemann, Fundador da MundoGEO, idealizador das feiras DroneShow e MundoGEO#Connect.

Conheça a programação detalhada e garanta sua vaga no DroneShow PLUS