Registre-se gratuitamente para assistir ao vivo e tirar suas dúvidas

Para detalhar os Resultados do Reajustamento da Rede Altimétrica Brasileira em Números Geopotenciais e Altitudes Normais, realizado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será realizado um webinar nessa sexta-feira (31/8) às 10h (hora de Brasília) com apresentação do Engenheiro Cartógrafo Roberto Texeira Luz e da Engenheira Agrimensora Jéssica Caroline dos Santos Siqueira, ambos do IBGE.

A necessidade de modernização do sistema de referência vertical brasileiro, em consonância com as recomendações científicas pertinentes do SIRGAS, aliada à importância da divulgação de altitudes com significado físico, resultou na decisão de se realizar um novo ajustamento da Rede Altimétrica do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), recentemente divulgado.

O processo de análise e crítica dos desníveis brutos de toda a rede altimétrica, incluindo a análise temporal de mais de 2300 seções e cálculo de 1482 circuitos, foi otimizado com ferramentas computacionais especificamente desenvolvidas para o REALT-2018.

Ao final do processo de depuração dos desníveis, se iniciou uma análise dos dados de gravimetria que serviram de base para a interpolação do valor de gravidade das referências de nível.

As diferenças de geopotencial de toda a rede foram calculadas com esses dados iniciais depurados (desníveis e gravidade) e submetidas ao ajustamento (ou transporte, no caso dos ramais), divididas em um bloco principal e em conjuntos ajustados separadamente.

A última etapa do processo, após o ajustamento/transporte, foi a conversão do número geopotencial ajustado em altitude normal, para cada RN da rede.

Este webinar apresentará um resumo do processo de preparação e ajustamento e discutirá detalhadamente seus resultados. Também serão abordados os próximos passos, incluindo as ferramentas de conversão das altitudes, em elaboração.

Inscreva-se e marque na sua agenda

Nos vemos lá!