Inscrições gratuitas (vagas limitadas)

A Unifesp Baixada Santista está promovendo eventos de extensão de curta duração gratuitos sobre diversos temas, tais como sensoriamento remoto e vegetação, arqueologia subaquática, desastres naturais, manguezais, mapeamento subaquático, mapeamento de campo de dunas, astronomia de posição, entre outros.

A participação é garantida mediante prévia inscrição. Em cada evento, para sua efetiva realização é exigido número mínimo de 10 inscritos.

O próximo encontro será sobre Mapeamento da Planície Costeira do Rio Paraíba do Sul e o Porto de Açu, em São João da Barra (RJ), no dia 11 de setembro das 18h às 19h com apresentação do Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro, através do relato de resultados de projeto de pesquisa aplicada.

Desde 2003 são desenvolvidas pesquisas aplicadas envolvendo o recorte espacial do Norte Fluminense, com concentração em mapeamento digital de processos costeiros nas praias de Atafona (erosão) e de Grussaí (progradação), como requisito importante para o entendimento dos fenômenos dinâmicos que desde a década de 50 atinge este litoral.

Com as recentes transformações na planície costeira do rio Paraíba do Sul, observadas desde 2003, optou-se por disparar atividades de pesquisa que dêem conta da variação posicional muito instável da configuração das praias arenosas e identificação dos condicionantes fisicoambientais que lá ocorrem (agentes: ventos, ondas, marés e corrente litorânea) e que moldam a linha de costa há anos.

Diante da implantação do Complexo Portuário do Açu, localizado no município de São João da Barra (RJ) onde essas praias se localizam, recente empreendimento, caracterizado por série de obras de grande porte, e com impactos expressivos sobre os ambientes costeiros, criou-se este projeto, no contexto do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável – CEADS/UERJ, como uma frente de trabalho de esforço coletivo, com a efetiva participação de alunos da UERJ, e também da UFF.

Aspectos do mapeamento serão tratados, com a visão também a médio e a longo prazo, promovendo o monitoramento dos ambientes impactados na restinga, sobre a vegetação e sobre os corpos hídricos (lagunas, lagoas e rios), por exemplo. Foi criado recentemente um sítio na web, no servidor da UERJ, para disponibilizar e disseminar documentos cartográficos como resultados importantes deste projeto: www.mapasdigitais.uerj.br. Mais detalhes aqui.

Inscreva-se

Mapeamento com Drones

O uso de drones para mapeamento será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

Este tema também foi destaque em várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: