Registre-se gratuitamente para assistir ao vivo e tirar suas dúvidas

Para detalhar a atualização e modernização da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos sistemas GNSS (RBMC), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será realizado um webinar nessa terça-feira (11/9) às 14h (hora de Brasília) com apresentação do Engenheiro Cartógrafo Guiderlan Mantovani.

Diante da popularização do uso do GNSS (Global Navigation Satellite System), bem como da adoção oficial do referencial geodésico SIRGAS2000 compatível com esta tecnologia; a RBMC assumiu um relevante papel na geodésia nacional, construído ao longo dos 21 anos de operação.

As parcerias realizadas com outras instituições são de vital importância para o sucesso e continuidade de suas atividades. Neste contexto, o IBGE estabeleceu um projeto estratégico no qual foram definidas estratégias de densificação e modernização da RBMC para os próximos anos.

A densificação será priorizada nas concentrações urbanas de maior relevância do país e em regiões onde foram identificadas maiores demandas de estações, indicadas pelas estatísticas sobre o uso dos dados da rede.

O projeto prevê também aquisição de novos equipamentos para as estações, visando acompanhar a modernização do GNSS, contemplando o status operacional das constelações Galileo e Beidou em 2020. Também está no planejamento do projeto a ampliação na publicação dos dados, incluindo todas observáveis disponíveis nas constelações GNSS. Para 2019 está programada a disponibilização de observações coletadas a cada segundo em pelo menos 10 estações.

O objetivo deste webinar é apresentar e esclarecer aos usuários as etapas futuras planejadas para a RBMC, a fim de melhorar as soluções através do posicionamento GNSS.

Inscreva-se e marque na sua agenda

Nos vemos lá!