Assista o replay na íntegra e compartilhe com seus amigos!

Para detalhar a atualização e modernização da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos sistemas GNSS (RBMC), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi realizado um webinar na última terça-feira (11/9) com apresentação do Engenheiro Cartógrafo Guiderlan Mantovani.

Assista o replay na íntegra

Diante da popularização do uso do GNSS (Global Navigation Satellite System), bem como da adoção oficial do referencial geodésico SIRGAS2000 compatível com esta tecnologia; a RBMC assumiu um relevante papel na geodésia nacional, construído ao longo dos 21 anos de operação.

As parcerias realizadas com outras instituições são de vital importância para o sucesso e continuidade de suas atividades. Neste contexto, o IBGE estabeleceu um projeto estratégico no qual foram definidas estratégias de densificação e modernização da RBMC para os próximos anos.

A densificação será priorizada nas concentrações urbanas de maior relevância do país e em regiões onde foram identificadas maiores demandas de estações, indicadas pelas estatísticas sobre o uso dos dados da rede.

O projeto prevê também aquisição de novos equipamentos para as estações, visando acompanhar a modernização do GNSS, contemplando o status operacional das constelações Galileo e Beidou em 2020. Também está no planejamento do projeto a ampliação na publicação dos dados, incluindo todas observáveis disponíveis nas constelações GNSS. Para 2019 está programada a disponibilização de observações coletadas a cada segundo em pelo menos 10 estações.

O objetivo deste webinar é apresentar e esclarecer aos usuários as etapas futuras planejadas para a RBMC, a fim de melhorar as soluções através do posicionamento GNSS.

Assista e compartilhe com seus amigos

Topografia com Drones

O uso de drones para Topografia será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

Este tema também foi destaque em várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: