Plataforma de dados espaciais da Embrapa seguiu os protocolos internacionais

O GeoInfo está indexado ao novo mecanismo de busca do Google, o Dataset Search. A ferramenta, lançada em setembro, amplia os resultados de pesquisas para um conjunto de dados armazenados em diversos repositórios na Web.

A plataforma GeoInfo foi desenvolvida para o compartilhamento do acervo de dados espaciais da Embrapa com a sociedade e segue padrões seguros e de qualidade que possibilitam a preservação dos dados, a geração de novas informações e a sua difusão entre pesquisadores e cidadãos. Esta plataforma foi criada a partir da adesão da Embrapa à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

A plataforma de dados espaciais da Embrapa seguiu os protocolos internacionais durante a sua estruturação e isso pode ter sido considerado para a sua indexação.

Em nota informativa sobre a nova ferramenta, o Google explica que, atualmente, muitas informações sobre os conjuntos de dados não são vinculadas nem indexadas por mecanismos de busca, o que torna a descoberta dos dados muito lenta ou até mesmo impossível.

O Dataset Search foi desenvolvido no intuito de mudar esse cenário. O mecanismo de busca está em sua versão Beta e poderá passar por alterações.

Com informações da Embrapa Territorial

Mapeamento com Drones

O uso de drones para mapeamento será tema de dois cursos (básico e avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa.

Este tema também foi destaque em várias atividades do DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado também na capital paulista. Veja um resumo de como foi o evento: