Informe Publicitário

Phantom-297x200 (Medium)Por Floriano Peixoto*

A agricultura é responsável por 50% do mercado de drones. As aplicações para engenharia, inspeção, fotografia, filmagem, segurança e muitas outras são responsáveis pelos 50% restantes do mercado.

Daí a grande importância desse segmento e o domínio da tecnologia dos drones voltada para o campo.

O drone se tornou uma ferramenta de grande utilidade na Agricultura de Precisão. Com sensores especiais, é possível detectar estresse hídrico, falta de nutrientes, doenças, etc. Com sensor RGB, a câmera colorida que todos nós conhecemos, podemos detectar falhas de plantio, plantas invasoras, pragas, solo exposto, erosões, fazer contagem de indivíduos, determinar a feição do terreno, gerar curvas de nível; todas informações de grande utilidade para o produtor rural.

E temos uma ferramenta excelente distribuída gratuitamente pela Embrapa: o SisCob.

Trata-se de um software de análise da cobertura do solo. Com ele é possível monitorar doenças, pragas e deficiências na lavoura, sendo possível acompanhar seu desenvolvimento ao longo de um período, gerando mapas temáticos que serão analisados pelo agrônomo para tomada de decisões corretivas em áreas específicas.

Com estes recursos se obtém uma “radiografia” da lavoura e as intervenções serão realizadas em áreas em que realmente haja necessidade, economizando insumos, tempo e dinheiro.

Com a facilidade de se realizar levantamentos periódicos com o drone, o acompanhamento da evolução da lavoura é constante. O resultado final será o aumento da produtividade, gerando lucros ao agricultor.

O SisCob pode ser baixado após um breve cadastro no site da Embrapa Instrumentação em www.cnpdia.embrapa.br/downloads/siscob.

Após aberto o SisCob, a imagem da lavoura que será analisada é carregada.

Lavoura de caféLavoura de café

A operação do SisCob é muito simples. Seu manual pode ser baixado em www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/576070/siscob-manual-de-utilizacao.

Após o processamento temos a imagem gerada de acordo com os parâmetros que escolhemos.

Imagem pós processamentoImagem pós processamento

Neste caso, o objetivo foi determinar a área plantada e a área de solo. Não foi utilizado uma escala durante o processamento. Ao utilizar uma escala, além da porcentagem de cada item escolhido, temos a medição das áreas de café e solo.

Imagem salva após o processamentoImagem salva após o processamento

Dependendo da lavoura, outros parâmetros são definidos no SisCob para detectar ervas daninhas, palha, solo exposto, etc. Para cada informação que precisamos, escolhemos uma cor para identificá-la.

Mas antes de utilizar o SisCob, temos que realizar um voo de mapeamento sobre a lavoura, processar suas imagens e gerar uma ortofoto.

O SisCob não faz o processamento das imagens geradas pelo drone. Para realizar trabalhos de mapeamento é preciso se capacitar.

A Albatroz Brasil Drones, foi pioneira, em janeiro de 2017, ao lançar o curso presencial DJI Phantom – Porta de Entrada na Aerofotogrametria.

É um curso que ensina desde pilotar o Phantom com segurança e eficiência até imprimir e exportar os produtos gerados no Agisoft Photoscan, passando por todas as etapas intermediárias.

Já tivemos mais de 120 profissionais vindos de diversos pontos do Brasil. O curso acontece em uma casa de praia no Guarujá, litoral de São Paulo. Não é cobrado estadia e todas as refeições são servidas no local sem custo adicional.

As vagas são limitadas. Venha fazer parte da Rede de Profissionais Albatroz Brasil Drones!

Mais informações no site:
http://albatrozbrasildrones.com.br/curso-phantom
albatrozbrasildrones@hotmail.com
florianopeixoto1@hotmail.com
Tel. e whatsapp: 13 99131 0575

Floriano-Peixoto*Floriano Peixoto, Pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento de VANTs- Veículos Aéreos Não Tripulados, Albatroz Aerodesign, desenvolvido na UNISANTA – Universidade Santa Cecília, em Santos. Diretor da Albatroz Brazil Drones. Instrutor no curso presencial DJI Phantom – Porta de Entrada na Aerofotogrametria. Projetista e construtor de aeronaves experimentais tripuladas e não tripuladas. Piloto de aeronaves experimentais.

Fonte: DroneShow