Tema central do SERFA 2018 será “Caminhos para consolidar o segmento espacial no âmbito da Defesa”

Entre os dias 5 e 8 de novembro acontece em São José dos Campos (SP) o Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa.

Esta 8ª edição do SERFA terá como tema central “Caminhos para consolidar o segmento espacial no âmbito da Defesa”, sendo a intenção discutir tópicos do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais relacionados a novas tecnologias espaciais e como isto pode contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional.

Será uma oportunidade de aproximação da academia, órgãos do governo e empresas que atuam na área de defesa.

Destaques na programação

Um dos destaques da programação será a palestra sobre “O CLA-Centro de Lançamento de Alcântrara” no dia 7/11, com o Cel Luciano Valentim Rechiuti, diretor do CLA. Será o primeiro Eng. Cartógrafo a ir a Oficial General dentro de quase 100 anos de FAB. Formado pela UNESP, faz parte do quado de engenheiros da Força.

Outro destaque será o projeto CARPONIS, cujos responsáveis estarão no SERFA e palestrando sobre seu paradigmas e especificações. Os representantes serão os Militares: Ten Brig Luiz Fernando de Aguiar (Presidente da CCISE- Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais) e o Ten Eng. Henrique Flores dos Santos Mattos ( CCISE- Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais, Gerente do Projeto CARPONES).

Premiação

Nesta competição, a equipe de coordenação do 8º SERFA convida a todos os participantes do evento a enfrentar o desafio de georreferenciamento de imagens.

O objetivo dos participantes é georreferenciar 120 (cento e vinte) imagens termais obtidas por meio do sensor FLIR Duo-R. Para isso, o participante terá um mosaico formado por imagens ópticas georreferenciada como background. O desafiante deverá, por meio de técnicas computacionais, e de modo automático, georreferenciar as imagens termais.

Haverá a entrega de placas para os três primeiros colocados . Além disso, um representante de cada equipe vencedora será convidado a apresentar seus trabalhos, durante o evento, com as despesas referente à passagem terrestre e hospedagem pagos pelo SERFA 2018.

Os trabalhos vencedores contarão, ainda, com uma publicação no Journal of Aerospace Technology and Management (JATM), publicação técnico-científica gerenciada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)
Regras

A entrada nesta competição constitui a aceitação irrestrita das regras oficiais da competição. Veja todos as regras e dados sobre a premiação em Termos e condições.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.ieav.cta.br/eventos/serfa/serfa2018.