Documento estadual será formulado durante o 1° LEXGEO – Seminário sobre Legislação Aplicada a Geociências. As proposições serão entregues ao IAP, Crea e Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Evento com entrada gratuita para as palestras tem vagas limitadas

Pela primeira vez, Maringá (PR) será sede de evento estadual sobre Legislação Ambiental e Geociências que formulará carta de intenções para órgãos da área.

A organização é da APROGEO-PR – Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná – em parceria com o CREA-PR – Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná.

O 1° LEXGEO – Seminário sobre Legislação Aplicada a Geociências – ocorre no próximo dia 24 de novembro com três palestrantes: o Geógrafo e Advogado Eduardo Bastos, presidente da APROGEO-SC; o Geógrafo José Roberto Francisco Behrend, Diretor de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição do IAP – Instituto Ambiental do Paraná; e a Geóloga Marta Luzia de Souza, doutora em Geociências e Meio Ambiente e coordenadora da Redesastre – Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica voltada à redução de riscos e desastres no Paraná.

Bastos vai compartilhar com os profissionais do Estado os cases de sucesso que obteve na área de legislação ambiental apresentando experiência em temas de grande relevância para a sociedade das atuações junto ao órgão ambiental de Santa Catarina.

Por sua vez, o geógrafo Behrend, que está vice-presidente da seção Maringá da AGB – Associação dos Geógrafos Brasileiros – apresentará as demandas ambientais do IAP, uma vez que atua há nove anos com fiscalização e gestão ambiental na cidade e região.

Já a Geóloga Marta, professora da UEM – Universidade Estadual de Maringá – abordará um assunto de extrema importância que são os desastres ambientais e trará conhecimentos de sua área de pesquisa em degradação ambiental, geotecnologias,
mapeamento geotécnico e cartografia geoambiental.

Carta sobre legislação ambiental

A carta colaborativa de intenções sobre legislações e políticas públicas vigentes será formulada ao final do evento. A entrega será feita à diversas autoridades estaduais, como do IAP-PR, Crea-PR, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, prefeituras e câmaras municipais.

Para o presidente da APROGEO-PR, geógrafo Jorge Campelo, o 1° LEXGEO abordará temas atuais, como a importância dos órgãos fiscalizadores e controladores da gestão de espaços que ainda preservam características ambientais.

“O meio ambiente é de natureza coletiva, porém nem sempre seu uso e exploração são, por isto a necessidade de debater, construir e propor legislações sobre o tema”, reforça Campelo.

O 1° LEXGEO será realizado na Av. Bento Munhoz da Rocha Netto, 1139, zona 7 (auditório) das 7h30 às 17h, com vagas limitadas. A inscrição é gratuita.

DroneShow Online em dezembro

Atendendo a pedidos, para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial DroneShow Plus no início de novembro passado na capital paulista, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 3 a 7 de dezembro com 50% de desconto para quem aproveitar a promoção!

DroneShow Online - Facebook - Imagem Post - 50offO DroneShow Online terá um seminário de abertura no qual serão apresentados números do mercado brasileiro e mundial de drones, mostrando o estágio atual e as tendências relacionadas à cadeia produtiva do setor e aplicações atuais e potenciais dos drones e da tecnologia embarcada, além de um relato do 6º Fórum Empresarial de Drones realizado recentemente. Será feito, ainda, um resumo do estágio atual da regulamentação dos drones e recomendações para operações dentro das regras.

Durante a semana do evento serão oferecidos, por especialistas do setor, cinco cursos online relacionados ao processamento de imagens com drones e as aplicações nas áreas de mapeamento, topografia, agricultura e inspeções na construção civil. Todos os inscritos nos cursos poderão acompanhar o conteúdo ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking.

Conheça a programação completa e garanta sua vaga

Com informações e imagem da APROGEO-PR e CREA-PR. Imagem de capa: Pixabay