Inscrições já estão abertas!

As dúvidas que envolvem o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) e o software i3Geo são as mais comuns entre os profissionais que atuam com Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

E para orientar a comunidade sobre as melhores práticas e esclarecer todas as dúvidas, o GEOeduc anuncia a realização do treinamento, totalmente online, sobre SIGEF e i3Geo para Georreferenciamento. O evento terá transmissão ao vivo no dia 7/12 às 10h (hora de Brasília).

Este curso irá apresentar de forma simples e didática como trabalhar com o SIGEF, desde o preenchimento correto a planilha ODS para os casos de Desmembramento e Remembramento, incluindo a parte documental para o SIGEF e posteriormente para o Registro de Imóveis.

Será abordada em detalhes uma dúvida: como deve ser feito o acesso ao SIGEF pelo registrador, demonstrando como ele deve se cadastrar no sistema. Além disso, os alunos serão orientados também quanto ao Requerimento de Registro, um procedimento simples, mas que gera muitas dúvidas.

Por fim, haverá um capítulo especial para o i3Geo, o software onde o INCRA e o SIGEF armazenam os dados dos imóveis certificados e neste momento será mostrado como acessar o sistema, corrigir alguns “bugs”, fazer o download dos imóveis certificados e transformar os mesmos em formato DXF.

A professora será Margarete Maria, agrimensora e sócia-fundadora da empresa TGR Treinamentos, onde atua como instrutora de cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, levantamento em campo utilizando GPS e RTK, Reserva Legal, CAR, entre outros.

ATENÇÃO: Fazendo sua inscrição antecipada, você consegue 20% de desconto. Basta utilizar o cupom SIGEF20 no momento da matrícula (este cupom é válido somente até o dia 6/12/18 às 23h59).

No decorrer deste evento, serão abordados os seguintes tópicos:

• Desmembramento
– Como preparar a documentação necessária;
– Preenchimento correto da planilha ODS;
– Envio para o SIGEF;
– Preparação dos documentos para o SIGEF;
• Remembramento
– Imóveis já certificados;
– Imóveis não certificados;
– Preenchimento correto da planilha ODS;
– Envio para o SIGEF;
– Como proceder o registro no SIGEF (registrador);
• Documentos para Registro de Imóveis
– Como preparar a documentação para o Registro de Imóveis;
– Acesso ao SIGEF pelo registrador;
• Cancelamento e Retificação
– Quando cancelar e quando retificar;
– Motivos que ocasionam o cancelamento;
– Como agir em caso de sobreposição;
– Preparação dos arquivos para o SIGEF (o que enviar);
• SIGEF – Principais dúvidas
– Influência das altitudes no cálculo de área – usar ou não as altitudes certificadas?
– CCIR – numeração a ser utilizada em caso de remembramento e desmembramento;
• i3Geo
– Conhecendo o software;
– Baixando imóveis certificados pelo SIGEF e pelas normas anteriores;
– Utilização do QGIS para verificação dos imóveis certificados;
– Transformar de shapefile para dxf;
– Conferência com imóveis já certificados – determinação da acurácia.

Os objetivos de aprendizagem são:

• Aumentar o conhecimento sobre o SIGEF;
• Aprender a efetuar o Desmembramento;
• Aprender a efetuar o Remembramento;
• Preparar os documentos para o SIGEF para os itens acima;
• Preparar os documentos para o Registro de Imóveis em ambos os casos;
• Distinguir entre Cancelar e Retificar;
• Saber como agir em caso de sobreposição;
• Esclarecer os registradores quanto ao seu credenciamento e manuseio no SIGEF;
• Mostrar a influência das altitudes no cálculo de área e a diferença em caso de desmembramento. ;
• Tirar dúvidas quanto ao CCIR em casos de Desmembramento e Remembramento;
• Aprender a utilizar o i3GEO desde a apresentação do software até o uso do mesmo no QGIS.

Fonte: GEOeduc

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição: