Por Rachel Collie*

Consumidores e gerentes estão vendo uma demanda crescente por mapas internos – e estamos prontos para criá-los.

Peguei a fala de um dos meus filmes favoritos, Campo dos Sonhos, para ajudar a introduzir uma discussão sobre uma área relativamente nova – mapeamento e navegação internos.

Quando as pessoas começaram a fazer mapas indoors? Não consegui encontrar a origem definitiva dos mapas de interiores, mas parece que as pessoas têm desenhado plantas baixas de prédios, escritórios, shopping centers, hospitais e todo o resto sob o teto desde … bem, desde que começamos a construir telhados. Usando nossos primeiros mapas internos em papel, encontramos nosso caminho através de formas e pontos de referência. Ou nos referimos a um quiosque com um adesivo “você está aqui”.

Mas agora, muito parecido com mapas ao ar livre, estamos vendo uma corrida para criar e fornecer mapas indoors em um formato portátil que as pessoas possam acessar facilmente. Ficaram no passado os mapas em papel e programas de software desajeitados que não podiam ser usados ​​em telefones. Em seu lugar, estamos vendo uma mudança para mapas leves e interativos que são amigáveis ​​para smartphones.

A HERE está liderando o esforço para mapear todos os espaços internos. E nós queremos dizer tudo – centros comerciais, grandes escritórios comerciais, universidades, locais esportivos e tudo mais. Nosso foco é construir mapas internos de alta qualidade que possam ser usados ​​em vários tipos de uso, para que os visitantes e ocupantes de grandes espaços possam localizar salas, lojas, reuniões, outras pessoas e muito mais. Não só os nossos mapas internos fornecem uma representação visual do espaço, em muitos casos, eles também fornecem instruções de direção para onde você precisa ir.

Tome um hospital como exemplo – um hospital onde você nunca esteve. Tem vários andares, alas, quartos de pacientes e refeitórios. Uau! Como faço para encontrar meu parente que é o quarto 5M632? Você poderia perguntar à pessoa no balcão da recepção localizada na entrada da frente para obter instruções. Eles provavelmente vão puxar um mapa de papel e com uma caneta ou lápis desenhar uma linha da recepção para a sala, entregar o mapa para você e você vai longe. Mas esta é a melhor rota?

Os mapas indoors interativos estão tornando a incerteza obsoleta. Muitos hospitais estão agora fornecendo mapas interativos para download para melhorar a experiência do visitante em suas instalações. Os mapas internos permitem que as pessoas encontrem o caminho mais curto, evitem escadas e encontrem rapidamente um quarto do paciente em um ambiente muito complexo.

Este é apenas um exemplo, e estamos vendo a mesma questão sendo abordada para cada tipo de local público interno. Mas qual é a melhor maneira de melhorar a experiência do visitante em meu local? Permitir que as pessoas facilmente orientem e alcancem seus destinos é uma resposta forte para essa pergunta.

A equipe “HERE Venues” criou mais de 25.000 mapas de locais em mais de 75 países ao redor do mundo e estamos apenas arranhando a superfície. Você nomeia o tipo de local e criamos um mapa interno para esse espaço, seja um shopping center, aeroporto, hospital, prédio de escritórios ou centro de convenções.

Em alguns casos, os proprietários de edificações ou outros espaços simplesmente querem um mapa interno para ajudar os visitantes a navegar. Em outros, os proprietários desses locais desejam construir um tipo mais complexo de mapa interno e, em seguida, colocar esse mapa para funcionar para várias finalidades diferentes. Vamos nos aprofundar nessa ideia de mapa e usar várias vezes em postagens futuras.

Eu comecei este post com “Se você mapear, eles vão encontrá-lo”. Até recentemente, “mapear” apenas se referia a espaços ao ar livre, mapas desenhados à mão e, em tempos recentes, vistas de rua criadas a partir de carros com câmeras e LIDAR. Agora, estamos vendo a demanda por mapas internos precisos e digitais. Isso é novo, emocionante e há muito mais para explorar.

*Rachel Collie, Gerente na HERE Technologies

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição: