Evento online com seminário e cursos foi a última oportunidade de 2018 para capacitação e atualização profissional aliada a networking. Quantidade e qualidade das questões levantadas nos treinamentos mostra que o mercado está cada vez mais qualificado

Finalizaram na última sexta-feira as atividades do DroneShow Online, que aconteceu de 3 a 7 de dezembro com um seminário e cinco mini-cursos com alguns dos maiores especialistas do setor.

O DroneShow Online teve início na segunda-feira pela manhã com o seminário de abertura, no qual foram apresentados números do mercado brasileiro e mundial de drones, tendências e um relato do 6º Fórum Empresarial de Drones, bem como um resumo do estágio atual da regulamentação dos drones. Os palestrantes foram Emerson Granemann, da MundoGEO, e Carlos Galassi, da OCA Solutions.

O evento continuou na segunda à tarde com o curso online de Mapeamento com Drones, com apresentação de George Longhitano, da G Drones. Na terça-feira aconteceu o curso de Processamento de Imagens, novamente com George, enquanto na quarta foi a vez da Topografia com Drones, com Danilo Rodrigues, da GeoSurv.

Por sua vez, na quinta-feira o assunto de destaque foi a Agricultura com Drones, com o instrutor Giovani Amianti, da Xmobots, e na sexta o fechamento do evento ficou por conta de Emilio Hoffmann, da H3 Dynamics, que abordou o uso de Drones nas Inspeções.

Segundo a organização, a quantidade e a qualidade das questões levantadas pelos participantes, durante os treinamentos, mostra que o mercado está cada vez mais qualificado.

Todos os inscritos nos cursos puderam acompanhar o conteúdo ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e podem, ainda, participar em um grupo fechado de networking.

Apoiaram o DroneShow Online, a Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores de São Paulo (APEAESP), Editora Oficina de Textos, Portal Topografia, Portal Agrimensura, AgroDBO, A Lavoura, GestAgro 360º, entre outros.

Seminário Online de Abertura – Mercado e Regulamentação de Drones

Neste seminário de abertura, com Emerson Granemann e Carlos Galassi, foram apresentados números do mercado brasileiro e mundial de drones, mostrando o estágio atual e as tendências relacionadas à cadeia produtiva do setor e aplicações atuais e potenciais dos drones e da tecnologia embarcada, além de um relato do 6º Fórum Empresarial de Drones realizado recentemente.

Foi feito, ainda, um resumo do estágio atual da regulamentação dos drones na ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e MD (Ministério da Defesa).

Curso Online Mapeamento com Drones

Hoje, existem diversas plataformas e sensores disponíveis para mapeamento com drones. Mas qual aeronave e câmera escolher? A coleta de dados em campo por meio de voos com drones é uma etapa fundamental para a geração de mapas com qualidade. Porém, como realizar os voos e a coleta de pontos de apoio de modo a garantir a excelência no levantamento?

Para responder a estas e outras questões, aconteceu na segunda à tarde o mini-curso online Mapeamento com Drones, com o instrutor George Longhitano, que apresentou as principais aplicações e regulamentações pertinentes ao uso de drones, além de uma visão panorâmica sobre o mercado no Brasil. Ao final, o destaque foram os conceitos sobre equipamentos, sensores e softwares, além de planejamento de voos e operação de drones para atividades de mapeamento.

Curso Online de Processamento de Imagens de Drones

A extração de informações a partir de produtos básicos gerados por aerofotogrametria é um diferencial que poucos profissionais atualmente possuem no mercado brasileiro. Para algumas áreas de atuação, como agricultura e silvicultura, por exemplo, trata-se de um conhecimento praticamente essencial!

Este minicurso, novamente com George Longhitano, teve como objetivo apresentar os processamentos digitais de imagens básicos para geração de informações em mapeamentos. No treinamento foi abordado o uso de softwares para geração de dados geográficos em estrutura de nuvem de pontos, TIN, raster e curvas de nível.

Curso Online de Topografia com Drones

Capacitação e atualização são essenciais, hoje, para profissionais das áreas de agrimensura, cartografia e correlatas que querem atuar na área de fotogrametria por drones com o objetivo de usar os dados derivados como insumo ou no desenvolvimento de projetos de mapeamento ou topografia.

Neste curso, apresentado por Danilo Rodrigues, foram abordados teoria e exemplos práticos de fotogrametria por Drone, usando o modelo Phantom como exemplo, tipos de câmeras e sensores que podem ser embarcados nestes, além de aprender como proceder como realizar um voo autônomo e gerar produtos cartográficos. O curso foi voltado aos interessados em iniciar na área de fotogrametria por Drone com o objetivo de usar os dados derivados como insumo ou no desenvolvimento de projetos de mapeamento e/ou topografia.

Curso Online de Agricultura com Drones

Hoje, os drones são importantes aliados na Agricultura. Além de ganhos de produtividade e redução de custos, seu uso neste setor gera continuamente dados para a tomada de decisão no futuro.

Para apoiar na capacitação de profissionais para atuarem nesta área, aconteceu o mini-curso de Agricultura com Drones com apresentação de Giovani Amianti. Neste curso foi detalhado o ciclo de agricultura de precisão, desde os métodos de sensoriamento remoto até processamento de dados, com foco nos conceitos e na escolha de equipamentos, acessórios e softwares. Na sequência, foram detalhados três cases do uso de drones na Agricultura: cana de açúcar, silvicultura/citricultura/cafeicultura e grãos.

Curso Online de Inspeções na Construção Civil com Drones

Os drones, a partir de sensores embarcados e plataformas digitais de processamento de dados visuais, têm contribuído para a realização de inspeções em diversas áreas, entre elas a construção civil. Afinal, o drone oferece uma visão geral das atividades de inspeções prediais na construção civil e na gestão de facilities.

Para apoiar na capacitação de profissionais para atuarem nesta área, foi realizado o mini-curso de Inspeções na Construção Civil com Drones no fechamento do evento, com apresentação de Emilio Hoffmann. Este curso avançado detalhou as técnicas de coletas de dados visuais, o uso da inteligência artificial e explorou alguns estudos de casos, realizados em Singapura e no Brasil. Foi um curso indicado para empresas de Engenharia com atividades de inspeções prediais, bem como profissionais dos segmentos de facility management e seguradoras de ativos imobiliários, além de construtoras e empresas de serviços com drones interessadas em inspeções prediais e no ganho de produtividade nas inspeções com drones e análise dos dados.

Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Fonte: DroneShow