Desde a área de engenharia até o mercado jurídico, inovação e tecnologia expandem negócios com perícias em 3D

A Lautec Assist é especialista em perícias de engenharias para advogados. Neste ano, o conceito inovador desenvolvido pela empresa de acordo com os gestores é o da perícia em três dimensões, em parceria com a Iteleport Vivências Virtuais em nível nacional.

O conceito é novo na área e surge para revolucionar a experiência do usuário nos mais diversos tipos de perícias de engenharia. Entre elas estão as inspeções prediais, cautelares de vizinhança, patologias construtivas, perícias avaliatórias de valores locativos e venais.

De acordo com o engenheiro Luciano Blessmann Silveira, responsável técnico pela Lautec há 30 anos, por meio de um tour virtual interativo on line (3D e 3600 integrados), é possível visitar o imóvel a qualquer tempo, observando todos os detalhes com alta definição e realismo, tais como, características construtivas, material empregado, qualidade de mão de obra, patologias e vícios construtivos, irregularidades entre outros.

“Agora é possível, por exemplo, nas perícias avaliatórias visitar o imóvel para certificação das características apontadas no laudo, assim como nas perícias de patologias e vícios construtivos, pela visualização dos vícios existentes de qualquer ângulo e distância e com zoom em fotos 3600 em uma resolução de 4k. Isto é um avanço inimaginável na ilustração dos laudos”, cita Luciano Blessmann.

O modelo 3D gerado a partir desta tecnologia permite medir as dimensões do imóvel e reproduzir a planta baixa e os cortes a qualquer tempo, mesmo se o imóvel não existir mais. Outras aplicações são dirigidas para o mercado imobiliário, na compra e venda de imóveis, visitas virtuais em espaços culturais, comerciais e de entretenimento, tours virtuais interativos em imóveis comercializados na planta – lançamentos imobiliários, entre muitas outras.

A inovação doi apresentada oficialmente ao segmento jurídico na última edição da Fenalaw, em outubro de 2018. O evento é o maior do setor jurídico na América Latina. Na oportunidade, a Lautec Assist reforçou pelo segundo ano o posto de primeira empresa na feira voltada para a consultoria a escritórios de advocacia e para as áreas jurídicas em questões judiciais e extrajudiciais de engenharia.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Imagem: Pixabay