Integração proporciona desempenho aprimorado e melhora a experiência que os usuários de smartphones têm quando se localizam em ambientes fechados

Nos últimos 18 meses, a HERE Technologies e a GiPStech, uma empresa de tecnologia italiana, vêm trabalhando em conjunto para resolver um problema enfrentado por usuários de smartphones em todo o mundo: como obter uma boa localização em ambientes internos.

Como resultado da colaboração das empresas, a HERE integrou a tecnologia de sensores inerciais premiada da GiPStech ao HERE Positioning, seu conjunto de tecnologias que oferece posicionamento rápido e preciso em todo o mundo, em ambientes internos e externos.

A integração leva o desempenho da localização a novos níveis, proporcionando vários benefícios. Em particular, o desempenho aprimorado aumenta a experiência que os usuários de smartphones têm quando se localizam em ambientes fechados. Ele faz isso renderizando com mais precisão a posição e o movimento do “ponto azul” que normalmente denota a localização de um usuário na tela do smartphone. Isso é útil quando o usuário se locomove em grandes locais, como aeroportos, hospitais ou campus corporativos.

Erminio Di Paola, vice-presidente de rastreamento e posicionamento da HERE Technologies, disse: “Temos avançado muito as nossas capacidades de posicionamento interno e externo nos últimos dois anos, impulsionados por investimentos e inovações provenientes de nossos laboratórios na Finlândia e Alemanha. Nossa colaboração bem-sucedida com a GiPStech fortalece ainda mais o uso de nossa tecnologia em ambientes internos, proporcionando uma melhor experiência para os usuários de smartphones. O resultado de tudo isso é que tornamos nosso produto mais competitivo, e isso também se reflete no aumento do apelo comercial que estamos vendo hoje”, finaliza Di Paola.

Gaetano D’Aquila, CEO da GiPStech, comentou: “O valor da nossa tecnologia de localização está se tornando claro para o mercado: graças à nossa abordagem combinando análise inercial de última geração, rádio-freqüência geomagnética e personalizada, somos capazes de oferecer o melhor desempenho com infraestrutura mínima. Esta colaboração com a HERE Technologies nos permite ampliar nosso alcance, entregando o módulo de fusão de sensores e outras tecnologias inovadoras para potencialmente milhões de telefones e aplicativos, enquanto nosso portfólio de patentes está se estendendo para a Europa e os EUA, proporcionando mais espaço para crescer”, explica D’Aquila.

Como funciona

Em ambientes internos, onde a cobertura por satélite pode estar indisponível, é mais difícil para os smartphones e outros dispositivos conectados se localizarem com precisão. Para resolver este problema, o HERE Positioning baseia-se em tecnologias de rádio, como Wi-Fi e Bluetooth. Normalmente, essas tecnologias de posicionamento trabalham juntas para permitir a precisão da localização em ambientes internos de dois a quatro metros.

A integração do mecanismo de posicionamento inercial da GiPStech ao HERE Positioning significa que agora um smartphone também pode fundir sinais de Wi-Fi e Bluetooth com informações de seus sensores integrados – o acelerômetro e o giroscópio – ao estimar sua posição. Testes desse método mostram que as estimativas de posicionamento são executadas mais facilmente, o que significa que, à medida que um usuário de smartphone se movimenta em um edifício, o movimento do ponto azul é mais responsivo, menos irregular e mais verídico em relação localização do usuário.

Além disso, a GiPStech também fornecerá a sua tecnologia “Visual-SLAM” (Simultaneous Localization and Mapping) que está pronta para melhorar a taxa de adoção de serviços de localização internos, graças as grandes melhorias na velocidade e facilidade de instalação.

Os desenvolvedores interessados ​​em utilizar a tecnologia de posicionamento interno da HERE podem testá-lo gratuitamente. Visite https://indoor.here.com para mais informações.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição:

Imagem: Divulgação