Instituto GEOeduc lança vídeo sobre a tragédia de Brumadinho e libera acesso a curso online sobre segurança de barragens. Confira a nota na íntegra e o vídeo de Júlio Giovanni da Paz Ribeiro*

Precisamos nos indignar com algumas coisas, pois, se não o fizermos, elas podem voltar a acontecer e, com o tempo, parecer que é algo aceitável, normal.

Digo isso porque nosso estado de Minas Gerais vive mais uma tragédia anunciada, mais um rompimento de barragem gravíssimo.

Não bastou o absurdo, também anunciado, que aconteceu em Mariana, agora outra tragédia (seja por imperícia, negligência ou coisa ainda pior) acontece em Brumadinho-MG.

Como geógrafo, professor e cidadão fico muito preocupado com a falta de aplicação adequada dos conhecimentos já disponíveis na nossa sociedade. Sustentabilidade não é uma “palavrinha” bonita. Sustentabilidade é aplicar com responsabilidade uma ação que visa desenvolvimento e que não cause mais desequilíbrios, sejam eles ambiental, social, cultural ou econômico.

Nós, do Instituto GEOeduc, iremos contribuir com a LIBERAÇÃO GRATUITA, o tempo que for necessário, do nosso curso online Estudos de Rompimento de Barragens utilizando o HEC-RAS.

É nosso papel fazer o conhecimento chegar até os profissionais que atuam nesse ramo de atividade, para mudar o olhar fragmentado sobre como lidamos com aspectos complexos.

Inscreva-se no curso

Nos solidarizamos com todas as famílias impactadas e acreditamos que, para além de atuar na crise emergencial com suprimentos e medidas de resposta a emergência, precisamos colocar o triplo de esforço para que eventos dessa natureza nunca mais ocorram.

E, para isso, sonhamos com um Brasil, onde todos os conhecimentos sejam valorizados, que as áreas das geociências dialoguem com as engenharias e demais áreas do conhecimento. Que o conhecimento ultrapasse as fronteiras e possamos não só salvar vidas (humanas, flora e fauna), mas evitar que elas sejam colocadas em situações de fragilidade.

*Júlio Giovanni da Paz Ribeiro
CEO – Hubse e Instituto GEOeduc

Fonte: GEOeduc

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow: