Por Arthur Paiva*

As soluções webmapping consistem no desenvolvimento front-end (termo muito utilizado em computação e refere-se a etapa inicial de um projeto) da infraestrutura de serviços na qual todos os seus dados estarão hospedados. Em outras palavras, toda a plataforma de serviços OGC (Consórcio Geoespacial Aberto, em português) que irá interagir diretamente com o usuário de dados geográficos.

Além da exploração dos dados, a interface final pode conter serviços de seleção de camadas, geoprocessamento, navegação dentre outros. A API (conjunto de rotinas e padrões de programação) pode ser utilizada para construir aplicações dinâmicas de webmapping, com a integração de várias tecnologias, como Ajax, JavaScript nos padrões web 2.0, com suporte a padrões de código aberto.

O OpenLayers se trata de uma biblioteca JavaScript de mapas da web, de código totalmente aberto (open source), com amplo acesso a diversos recursos de dados (Web Map Service, Web Feature Service etc) e ferramentas de gerenciamento, exibição e criação de camadas e aplicativos.

A solução webmapping, efetivada pelo OpenLayers, é um interessante produto cartográfico a ser implementado, pois além do produto final gerado, a solução permite autonomia na exploração das camadas de informação (layers) por parte do cliente. O mapa não permanece estático, como uma simples exportação para PDF ou arquivos de imagem e pode ser compartilhado através de um link da web.

As 3 principais vantagens ao utilizar o OpenLayers:

• Software Open Source – Solução desenvolvida pela comunidade geoespacial de código aberto, ou seja, livre para desenvolvimento e customização;
• Possui API que possibilita o desenvolvimento de aplicações web, como Google Maps API, Bing, ESRI Mappings API ;
• Apresenta suporte para variados formatos de dados geográficos, além da integração com Geoserver e do suporte do QGIS em dados casos;

E aí, ficou interessado em saber mais sobre o tema? O GEOeduc você para o nosso mini-curso sobre Introdução ao uso do OpenLayers. Nesse treinamento será abordado o conceito e a introdução prática no desenvolvimento da estrutura front-end de aplicação geográfica dos dados em ambiente web.

O aluno aprenderá o uso das linguagens JavaScript, CSS e HTML, em ambiente de editor de texto, a fim de criar mapas, ferramentas e aplicativos Open Layers.

Arthur Paiva* – Engenheiro cartógrafo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente consultor e instrutor do instituto GEOeduc, possui 5 anos de experiência em softwares GIS e de Processamento Digital de Imagens. Apresenta conhecimentos em assuntos como, geoestatística, geomarketing, análise ambiental, gestão de banco de dados dentre outros temas. Atuou como suporte técnico e na confecção de materiais de cursos de extensão em geotecnologias pelo Laboratório de Geoprocessamento da UERJ (LABGIS UERJ). Possui experiência na área de agrimensura, como no mapeamento de estradas e túneis a partir de levantamentos geodésicos (Diferencial, estático e RTK) e a partir de levantamentos com equipamentos topográficos, como estação total, Laser Scanner fixo e o Laser Scanner Móvel (acoplado em automóvel).

Fonte: GEOeduc

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação