Empresa investiu mais de 25 milhões de euros para criar um instituto global de pesquisa em machine learning usando dados de geolocalização em escala industrial

A HERE Technologies, uma das líderes globais em serviços de mapeamento e localização, anunciou hoje a criação do novo Instituto Internacional para Pesquisa Avançada em Inteligência Artificial (IARAI), localizado na cidade de Viena, capital da Áustria.

Segundo o comunicado oficial, o IARAI será o primeiro instituto global de pesquisa em machine learning do mundo a usar dados de geolocalização em escala industrial.

Operando como uma instituição independente, o IARAI realizará pesquisas em machine learning que aprofundarão a inteligência de localização necessária para construir um mundo autônomo – maior reconhecimento de locais para veículos autônomos, mapas mais precisos e atualizados, melhores modelos de previsão de tráfego e gerenciamento otimizado de frota e infraestrutura da cidade.

A HERE cooperará estreitamente com o instituto fornecendo seus conjuntos de dados e conhecimentos exclusivos. Esta iniciativa inovadora dará a HERE maior acesso a recursos tecnológicos emergentes no campo de interesse central da empresa, desenvolvimento com seus dados.

Os algoritmos de inteligência artificial (IA) podem extrair padrões complexos de um grande número de pontos de dados e, ao fazê-lo, são capazes de corrigir e aprender padrões. Ao aplicar esses algoritmos aos dados de localização, o IARAI está pronto para enfrentar os problemas mais urgentes da indústria e da sociedade.

Ao longo de um período de cinco anos, a HERE proporcionará ao instituto mais de 25 milhões de euros em assistência financeira essencial para apoiar o desenvolvimento do Instituto, incluindo financiamento para o espaço físico e posições de pesquisa. O foco atual está no recrutamento internacional para criar uma equipe de pesquisa de aproximadamente 30 pessoas.

O IARAI será dirigido por dois renomados especialistas em machine learning e ciência de dados: Dr. Sepp Hochreiter, pioneiro da inteligência artificial e inventor da estrutura de rede neural de memória de curto prazo (LSTM) da Johannes Kepler University em Linz e Dr. David P. Kreil, líder em ciência de dados, da Universidade Boku, em Viena.

“O IARAI é a nossa porta de entrada para construir a próxima geração de serviços de localização por meio de pesquisa avançada de IA, focando na tentativa e erro em grande escala dos dados da HERE,” disse Peter Kürpick, Diretor de Tecnologia da HERE Technologies. “A HERE se baseia em dados e recursos de mapeamento. Ao focar na aprendizagem profunda e nos testes em larga escala desses dados, o instituto expandirá nossa compreensão de como a localização pode ser representada por meio de redes neurais, os componentes centrais que abastecerão esses serviços de localização de próximo nível. Estamos entusiasmados em fazer parceria com os Drs. Hochreiter e Kreil para explorar o potencial que essas tecnologias possuem”, conclui.

“Os dados e a expertise exclusivos que a HERE oferece para a pesquisa acadêmica aberta é um divisor de águas para a construção de modelos realistas de inteligência artificial”, comenta o Dr. Hochreiter. “Essa abertura tornou a HERE um parceiro muito atraente para o IARAI”, completa Hochreiter.

“O IARAI e a HERE reúnem, pela primeira vez, a comunidade científica mais ampla e os dados de localização do mundo real em grande escala”, disse o Dr. Kreil. “Isso gera oportunidades únicas para pesquisa acadêmica e aplicações industriais”.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação