Informações geoespaciais estão disponíveis nos formatos kml, csv e shp

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou hoje (15/2) novas informações geoespaciais sobre a região atingida pelo rompimento de uma das barragens da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG).

Com base em imagens de satélite atualizadas, já estão disponíveis a delimitação da área afetada, os limites e as localidades dos 17 municípios no entorno do Rio Paraopeba, assim como o trajeto do rio e os reservatórios das usinas hidrelétricas de Três Marias e Retiro Baixo.

Acesse os arquivos e as explicações complementares do material.

Todas as informações geoespaciais sobre a região de Brumadinho (MG) estão em formato kml, que pode ser visualizado no Google Earth através do seguinte caminho: Configurações > Ativar importação de arquivos kml e, depois, Meus lugares > Importar arquivo kml baixado em seu dispositivo).

Para usuários especializados, o material também está disponível em formato csv e shp, que pode ser lido por diferentes softwares de cartografia.

A atualização da malha municipal de todo o país pelo IBGE estava prevista para ser divulgada em março, mas as informações sobre a área atingida pelo desabamento foram antecipadas, para auxiliar estudos a respeito dos impactos do rompimento da barragem e o alastramento dos rejeitos.

“As imagens mostram os municípios que podem vir a ser atingidos pelos rejeitos, assim como os dois reservatórios próximos. Produzimos os dados geoespaciais daquela área para que, pelo menos, as pessoas possam ter uma noção sobre a localização dos rejeitos e do seu deslocamento até o dia 29 de janeiro”, explicou a assessora da diretoria de Geociências do IBGE, Miriam Barbuda.

Coordenadas dos estabelecimentos agropecuários

O IBGE já havia divulgado, em 28 de janeiro, o posicionamento dos estabelecimentos agropecuários da região, obtidos pelo Censo Agropecuário de 2017, assim como as rotas percorridas pelos recenseadores durante a coleta de dados dessa operação.

Miriam ressaltou que as imagens de satélite obtidas anteriormente pelo IBGE apresentavam muitas nuvens, impossibilitando uma delimitação precisa, e que essa dificuldade foi superada com as fotos mais recentes.

Com informações do IBGE

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação