Além das inovações do software, usuários poderão escolher entre três novos planos de acordo com seu perfil

A Trimble anuncia o lançamento da nova versão do SketchUp 2019, software de modelagem 3D, referência global para produção de desenhos arquitetônicos.

Além de receber melhorias na versão anterior, o novo SketchUp apresenta lançamentos de recursos e três novos planos de assinatura, que poderão ser escolhidos de acordo com o perfil do usuário.

Os três modelos já estão disponíveis: SketchUp Shop, SketchUp Pro e SketchUp Studio.

A versão Shop é uma oferta simplificada, trabalha exclusivamente pelo navegador de internet. É a versão para aqueles usuários que desejam ter seu primeiro contato com a modelagem 3D, sem compromisso com uma performance profissional.

O SketchUp Pro traz o software na versão tradicional Desktop, para instalação local, porém passa a ser ofertada no modelo de assinatura anual. A modalidade de licenciamento perpétuo do aplicativo segue disponível, porém renomeado para SketchUp Classic.

Já o plano de assinatura SketchUp Studio oferece todas as soluções, contidas no pacote SketchUp Pro, complementada pela ferramenta de análise de desempenho de construção baseada em nuvem Sefaira, que a Trimble adquiriu em 2016.

Confira os detalhes de cada assinatura.

Segundo Edgar Takano, gerente regional de Vendas da Trimble para o SketchUp, a mudança no modelo de distribuição das licenças traz mais flexibilidade e agilidade ao cliente. “Além de reduzirem os custos de entrada para novos usuários, os novos planos possibilitam a liberação dos novos recursos automaticamente”, explica.

Novidades da versão 2019

Além dos novos modelos de assinatura, o SketchUp recebeu diversas melhorias e novidades:

• SketchUp Pro 2019 for Desktop – Todas as possibilidades oferecidas no SketchUp-Universe agora estão vinculadas à uma única conta para tornar a modelagem, a visualização e o gerenciamento de contas um processo contínuo. Novos recursos na edição de desktop do software incluem suporte para linhas tracejadas e sólidas para delinear modelos. O estilo de traço é uma propriedade de camada e pode ser controlado no painel Camadas.

• Tape Measure – A ferramenta também recebeu atualizações. Agora o usuário pode acompanhar as informações de medição exatamente onde está modelando. É possível modelar com mais precisão e eficiência exatamente onde o trabalho está sendo feito.

• LayOut – O novo layout permite saber quais arquivos já estão abertos, evitando que novas versões sejam criadas. Além disso, tanto o SketchUp quanto o LayOut receberam melhorias no recurso de importação e exportação .dwg. Incluindo, mas não limitado a suporte para o formato de arquivo do AutoCAD 2018, além de maior precisão e estabilidade, minimizando a perda de dados. Também foi adicionada a possibilidade de importar e exportar com materiais para uma melhor interoperabilidade e fluxos de trabalho BIM. A integração entre o SketchUp e o LayOut foi aprimorada ao criar um recurso “Exportar para o SketchUp” para o exportador .dwg, que envia todas as entidades do LayOut junto com todos os dados do viewport do SketchUp para o espaço do modelo. Agora, qualquer forma preenchida criada no LayOut será passada para o SketchUp como face pronta para ser pressionada / puxada. Agora, o SketchUp e o LayOut funcionam ainda melhor juntos.

• Trimble Connect – A ferramenta de gerenciamento de documentos e compartilhamento de modelagem em 3D, o Trimble Connect, está especificamente focada em projetos relacionados à construção de edifícios. É possível fazer backup, controlar versões e compartilhar arquivos do SketchUp. Como assinante do SketchUp (Shop, Pro, Studio ou Enterprise), o usuário tem espaço de armazenamento de até 10 GB.

• SketchUp for Web – O modelador on-line também teve melhorias. Para todos os usuários do SketchUp, foi adicionado o recurso “visualização ao vivo” para exportações de imagens. O usuário precisa fazer o login no SketchUp for Web, abrir um modelo e seguir para Arquivo> Exportar> PNG. Feito isso, basta gerenciar o modelo como quiser para tirar uma foto no tamanho / proporção desejada.

• SketchUp Viewer para AR / VR – O SketchUp Viewer também está disponível em mais headsets de realidade virtual para que o usuário possa interagir com o projeto em escala real. Seja por meio do Oculus, Windows Mixed Reality, VIVE e Hololens, todas as ferramentas podem executar o SketchUp Viewer.

• SketchUp Campus – É o centro de aprendizado oficial do SketchUp. O usuário pode ter acesso a um catálogo de cursos especiais traduzidos para 104 idiomas.

• 3D Warehouse – Com milhões de modelos e 17 idiomas, o 3D Warehouse é a biblioteca em modelo 3D mais acessada do mundo. Para facilitar a busca, a Trimble fez uma atualização na ferramenta. Agora, o visitante poderá refinar a pesquisa em subcategorias e filtragem por produtos reais.

Segundo Edgar Takano, a Trimble segue investindo no desenvolvimento dos produtos e novas funcionalidades. Agora, o usuário tem mais opções do que nunca (SketchUp Desktop e Web, Sefaira, VR / Hololens, Layout, 3D Warehouse, etc.). O principal objetivo é oferecer ferramentas que, de fato, aceleram o processo criativo de modelagem 3D do usuário.

“Buscamos continuamente oferecer funcionalidades que facilitam e aceleram a execução das tarefas de modelagem 3D, apoiando o processo criativo, de materialização e comunicação das ideias. Oferecemos soluções que eliminam complexidade e, consequentemente, possibilita que o usuário esteja focado nas particularidades do seu negócio, e não na ferramenta em si”, explica.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação