App traz os benefícios da realidade mista para usuários na arquitetura, engenharia e construção

A Bentley Systems, Incorporated, fornecedora de soluções em softwares abrangentes para o avanço do projeto, da construção e das operações de infraestruturas, apresentou o Synchro XR, seu App para visualização imersiva de gêmeos digitais da construção 4D com o novo Microsoft HoloLens 2, anunciado pela Microsoft durante uma coletiva de imprensa no Mobile World Congress, em Barcelona.

Escolhida como parceira de realidade mista da Microsoft, representando a arquitetura, engenharia e construção (AEC), a Bentley demonstrou como, com o Synchro XR para HoloLens 2, os usuários podem interagir de forma colaborativa com modelos de construção digital, usando gestos intuitivos para planejar, visualizar e experimentar o sequenciamento da construção.

Dados de gêmeos digitais de projeto são visualizados com o HoloLens 2 por meio do ambiente de dados conectado da Bentley, desenvolvido através da Microsoft Azure.

Com a solução de realidade mista, gerentes de construção, programadores de projetos, proprietários-operadores e outras partes interessadas do projeto podem obter percepções por meio de uma visualização imersiva do trabalho planejado, do progresso da construção, dos riscos potenciais da obra e dos requisitos de segurança.

Além disso, os usuários podem interagir juntos com o modelo e experimentar, de forma colaborativa, objetos 4D no espaço e tempo, em oposição à interação tradicional com uma tela 2D que representa objetos 3D.

Noah Eckhouse, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Projeto da Bentley Systems, disse: “Nosso App Synchro XR para HoloLens 2 oferece uma maneira totalmente nova de interagir com gêmeos digitais para projetos de infraestrutura. Os usuários se beneficiam de uma nova perspectiva do projeto e de uma compreensão mais profunda e imediata do trabalho e do cronograma. Em vez de usar uma tela 2D com um mouse e um teclado, agora, o usuário pode andar pelo modelo com seu corpo e alcançar e capturar objetos digitais que parecem co-ocupar a realidade física. Essa é uma maneira poderosa de analisar o trabalho que é concluído e se preparar para o próximo projeto no local de trabalho”.

Menno de Jonge, Diretor de Construção Digital do Royal BAM Group, disse: “Atualmente, estamos usando a solução de realidade mista Synchro e HoloLens 2 para o local de construção de um grande projeto de museu na cidade de Roterdã. A real necessidade de uma transformação digital em nosso setor é evitar o retrabalho durante a construção. Usando essa tecnologia, podemos visualizar facilmente o cronograma da construção. Podemos, então, ver se estamos atrasados, sinalizar quaisquer problemas ou questões em potencial, analisar os problemas e retomar o controle”.

Alex Kipman, colaborador técnico de IA e realidade mista da Microsoft, disse: “O recém-anunciado Microsoft HoloLens 2 é um computador holográfico independente que permite a interação sem o uso das mãos e direta com modelos digitais. Ele se baseia na inovação revolucionária do HoloLens e é ainda mais imersivo, confortável e oferece imenso valor ao setor, de forma inovadora, com parceiros como a Bentley. Estamos animados em trabalhar com a Bentley, uma parceira de realidade mista, para oferecer aos clientes a oportunidade de aproveitar as vantagens das tecnologias HoloLens 2 e Synchro XR para experimentar uma nova dimensão de criatividade e trabalho em equipe em seus projetos de AEC.”

O Programa de Parceiros de Realidade Mista da Microsoft se concentra em capacitar e oferecer suporte a provedores de soluções que estão comprometidos com a criação de soluções de realidade mista. Após a aceitação do programa, a Microsoft oferece treinamento, assistência técnica, capacitação em vendas e marketing e planejamento dos negócios.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Bentley Systems