Instituto das Cidades Inteligentes também estará presente no evento

Um dos maiores e mais importantes evento de cidades inteligentes do Brasil já tem data marcada. Nos dias 21 e 22 de março (quinta e sexta-feira) acontece o Smart City Expo Curitiba, com um único objetivo: inovar.

Palestras, exposições e workshops fazem parte da programação do evento que acontece na Expo Barigui e deve reunir mais de seis mil profissionais e especialistas da área.

Tecnologia para cidades inteligentes, governança em sociedades digitais e cidades criativas, sustentáveis e humanas são alguns dos temas abordados durante o evento. “É uma excelente oportunidade para debater assuntos que estão em alta no ambiente tecnológico, como uso de inteligência artificial, Internet das Coisas e Big Data“, comenta o diretor-presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Fabrício Zanini.

O ICI estará presente no Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba onde serão mostradas as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e pelo ecossistema de inovação da capital. “Estamos levando para a feira exemplos de soluções que desenvolvemos ao longo dos anos para a prefeitura e que contribuem com a melhoria de vida da população e a transformação da cidade num ambiente cada vez mais inteligente”, conta Zanini.

Para os visitantes, o acesso à exposição do Smart City Expo Curitiba é gratuita, mediante entrega de 1kg de alimento não-perecível. Já para os congressistas, as inscrições podem ser feitas no site do evento.

Prefeitos debatem plano de mobilidade urbana

Formado em Economia e Engenharia, com especialização em Urbanismo e membro concursado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o prefeito de Curitiba Rafael Greca será um dos destaques no Smart City Expo Curitiba 2019. Ele vai liderar o debate “Diálogos com Prefeitos”, que será realizado no dia 22, às 11h15, ao lado de Gustavo Henri Costa, prefeito de Guarulhos (SP), Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá, e Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos (SP).

A proposta é discutir soluções e oportunidades para as cidades e seus desafios para transformá-las em smart cities. Entre os temas, devem se destacar mobilidade e planejamento urbano.

Essas soluções farão parte da rotina nas cidades e os gestores atuais têm o desafio de integrar os conceitos e tecnologias de Cidades Inteligentes para orientar o desenvolvimento dos municípios. Com sua ampla experiência, que inclui o Prêmio Mundial do Habitat 1996 da Organização das Nações Unidas, Greca irá contribuir decisivamente para propor soluções inteligentes para os municípios brasileiros, traçando um panorama atual e soluções para o futuro a médio e longo prazo.

O foco do debate também é abordar os Planos Diretores dos municípios e o Plano de Gestão de Mobilidade Urbana, que deve ser elaborado por cidades com mais de 20 mil moradores até maio deste ano. Esses planos devem apresentar políticas públicas para os próximos 10 anos e levar em conta os avanços tecnológicos deste período.

Roberto Marcelino, diretor do iCities, empresa responsável pelo Smart City Expo Curitiba, ressalta que o processo de entendimento e aplicação das soluções inteligentes é gradual e também impacta na própria administração da cidade. “Um aspecto importante é a boa gestão, um caminho sem volta na administração pública: governança, compliance e ética nos contratos são quesitos que, além de serem exigidos pelos cidadãos, podem ser colocados em prática com mais facilidade por meio da tecnologia e da inovação”, destaca.

Marcelino lembra que o prefeito Rafael Greca participou da comitiva brasileira ao Smart City Expo World Congress 2018, em novembro, em Barcelona. “Pudemos observar as melhores práticas mundiais nas diversas áreas de cidades inteligentes para que sirvam de modelos de inovação para Curitiba.”

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Daniel Castellano/SMCS