Por Patricia Lustosa Brito

Neste Carnaval de 2019 o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia contou com alguns integrantes a mais vestindo a camisa laranja. Uma equipe da Universidade Federal da Bahia (UFBA) acompanhou suas atividades nos dois principais circuitos da folia de Salvador testando geotecnologias que podem auxiliar a corporação na elaboração do plano de Emergência e na melhor gestão de suas ações.

As ações em campo tiveram como objetivos avaliar potencial de plataforma digital para registro e monitoramento georreferenciado de ocorrências (ViconSAGA), avaliar método de monitoramento e de registro de deslocamentos dos bombeiros (ViconSAGA, Strava e Campeiro) e avaliar método de registro de imagens terrestres georreferencias de ocupação do circuito e de rotas de acesso dos bombeiros (Mapillary e ViconSAGA).

Filmagens de câmeras de segurança e de drones, ambos gerados pela Polícia Militar do Estado, também foram solicitadas para compor o estudo.

O potencial para uso dessas informações é enorme! Além dos objetivos acima expostos, já foi possível constatar em campo que, pelo caráter efêmero da festa, observa-se que nem sempre as estruturas instaladas pelos órgãos envolvidos ou por particulares, tem dimensões ou localização de acordo com o planejado.

O Mapillary, que é uma espécie de Streetview voluntário vinculado ao OpenStreetMap, será uma ferramenta extremamente importante na construção do “as built” da festa, fundamental para a efetividade de um plano de emergência. A velocidade de levantamento em campo, praticidade de carregamento das imagens já georreferenciadas na plataforma (liberando memória de smartphone) e compartilhamento aberto das mesmas para que outros estudos e consultas possam ser realizados por quem assim desejar, são alguns dos principais pontos positivos que se destacaram no desenvolvimento dessa atividade com o Mapillary.

Fotografia registrada durante o Carnaval de Salvador e publicada no Mapillary. Imagem do dia 27/02 às 23:06, Av. Oceânica, Barra, Salvador, Bahia

O ViconSAGA, ferramenta também 100% gratuita (desenvolvida no Laboratório de Geoprocessamento da UFRJ – LAGEOP/UFRJ em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento Aplicado da UFRRJ), foi testado especialmente em seu potencial para registrar coordenadas, associadas a fotografias e áudio, no momento do atendimento dos grupamentos dos bombeiros em campo.

Ocorrências simuladas em campo com uso do ViconSAGA

Outras funcionalidades interessantes como rastreio do usuário e visualização no mapa em tempo real de concentração de ocorrências, são potenciais que também foram avaliados pela equipe.

Vale lembrar que no Carnaval de Salvador a equipe de solo dos bombeiros atua a pé. Sete postos de comando são instalados em locais estratégicos dois principais circuitos, ao lado dos quais encontram-se distribuídas as viaturas, ambulâncias e caminhões ABT (Auto Bomba Tanque). Inúmeros postos elevados são utilizados pelos grupamentos, formados por 5 a 7 bombeiros, que circulam por meio aos foliões prestando atendimento pré-hospitalar. Em 2019 os bombeiros registraram 672 atendimentos nesses circuitos.

O projeto faz parte de um convênio da Secretaria de Segurança pública do Estado da Bahia, coordenado na UFBA pelo Prof. Salvador Ávila Filho, do Departamento de Engenharia Mecânica. A equipe da UFBA que foi às ruas e que desenvolve esse trabalho junto ao corpo de bombeiros é coordenada pela professora Patricia Lustosa Brito do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia e é composta por uma aluna de mestrado do Programa de Pós graduação em Engenharia Civil, Arq. Maria Luiza Bastos Galindo (que desenvolve seu mestrado com essa temática), de um bolsista da graduação do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geraldo Augusto dos Santos, e por voluntários do Laboratório de Cartografia e SIG da Escola Politécnica da UFBA.

Agradecimentos ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, FAPESB, CAPES e CNPq pelo apoio no desenvolvimento da pesquisa

Para conhecer mais o projeto acesse https://sites.google.com/view/cartolabengufbabr

Contatos: britopatricia@hotmail.com, malubastos@gmail.com, geraldoagroeng@gmail.com

Bombeiro em posto elevado durante festa de Iemanjá e Carnaval de Salvador. Fotos: Patricia Brito / Iara Magalhães

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagens: Divulgação