GeoBases é a Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado, com informações de interesse das mais diversas entidades públicas e privadas

O GeoBases é a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do Espírito Santo, está inserido na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), e figura como uma ferramenta de transparência ativa que publica através da internet informações geoespaciais que são de interesse das mais diversas entidades públicas e privadas.

Seu banco de dados abrange todo o Estado e os usuários realizam trocas de informações em tempo real, através de interfaces geográficas que os permitem acessar, atualizar e corrigir sua base de informações geoespaciais via web. Cerca de 3 mil usuários acessam o Portal GeoBases mensalmente.

Visando a contratação de consultoria técnica especializada para a implantação do sistema GeoNode e demais módulos em substituição ao sistema em funcionamento atualmente no GeoBases, foi publicada no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) a Solicitação de Manifestação de Interesse (SMI) por parte das empresas candidatas.

O SMI e os Termos de Referência podem ser acessados no link https://seama.es.gov.br/gestao-das-aguas-e-da-paisagem#collapse-6138 ou https://geobases.es.gov.br/smi-geobases-20.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem de capa: Divulgação