Programação de evento foi elaborada para otimizar a agenda dos participantes. Inscrições estão abertas (vagas limitadas)

drones para mapeamento e meio ambienteA coleta de dados em campo e fotografias aéreas por meio de voos com drones é uma etapa fundamental para geração de mapas com qualidade. Hoje, existem diversos equipamentos, sensores e softwares disponíveis para mapeamento e topografia com drones.

Mas qual escolher? Como realizar os voos e a coleta de pontos de apoio de modo a garantir a excelência no levantamento? Quais aplicações podem se aproveitar da tecnologia dos drones?

Seis atividades vão abordar o mapeamento e a topografia com Drones durante o DroneShow e MundoGEO Connect 2019, que acontecem de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A MundoGEO organiza estes eventos juntos desde 2016 e prevê reunir 4 mil participantes, 80 expositores e 100 palestrantes em mais de 30 atividades, gerando mais de 230 horas de conteúdo.

“O mapeamento com drones é a atividade que mais simboliza esta sinergia entre as geotecnologias e os drones”, afirma Eduardo Freitas, Engenheiro Cartógrafo e coordenador de conteúdos da MundoGEO. “Por isso, a programação do DroneShow e MundoGEO Connect foi elaborada para otimizar a agenda dos participantes, com cursos básicos e avançados, além de seminários que complementam a atualização profissional em ambas as áreas”, conclui.

Curso Drones para Mapeamento e Meio Ambiente – Básico + Avançado

mapeamento com drones para meio ambienteO curso básico apresentará as principais leis e normas pertinentes ao uso de drones, além de uma visão panorâmica sobre o mercado de drones em mapeamento e meio ambiente no Brasil. Abordará também as características e escolha de drones para projetos. Ao final, serão apresentados exemplos de precificação de serviços por meio de drones e os desafios deste mercado ainda em amadurecimento.

O instrutor será George Longhitano, Diretor da G drones, geógrafo e mestre em geoprocessamento pela USP que estuda e desenvolve aplicações de drones em mapeamentos desde 2005.

Já o curso avançado buscará fornecer subsídios para que cada aluno consiga escolher dentre os diferentes equipamentos, sensores e softwares para mapeamento com drones, de acordo com o escopo de seus projetos e possa iniciar seus trabalhos em estudos ambientais.

Curso Topografia com o Drone Phantom – Básico + Avançado

topografia com o drone phantomO curso é voltado aos profissionais da área de agrimensura, cartografia e correlatas que querem iniciar na área de fotogrametria por Drone com o objetivo de usar os dados derivados como insumo ou no desenvolvimento de projetos de mapeamento ou topografia.

Neste curso básico serão abordados teoria e exemplos práticos de fotogrametria por Drone, usando o modelo Phantom, da fabricante DJI, como exemplo, tipos de câmeras e sensores que podem ser embarcados nestes, além de aprender como proceder como realizar um voo autônomo e gerar produtos cartográficos.

O instrutor será Danilo A. Rodrigues, Diretor técnico e fundador da empresa GeoSurv Engenharia e Geomática, Engenheiro Cartógrafo que atua há 13 anos no mercado de Geotecnologias.

O treinamento avançado, por sua vez, é voltado aos profissionais da área de agrimensura, cartografia e correlatas que já usam os dados provenientes de fotogrametria por Drone no desenvolvimento de projetos de mapeamento e topografia, e querem aprimorar e expandir seus conhecimentos desta tecnologia. Neste curso avançado serão abordados quais os melhores softwares de planejamento de voo, quais análises estatísticas a ser aplicadas para a validação do produto gerado e quais os melhores parâmetros a serem configurados no software de processamento, levando em consideração a aplicação que os dados serão usados.

Seminário Geo & Drones no Mapeamento e Cadastro

Este Seminário mostrará resultados de mapeamentos e cadastro para vários fins usando diversas metodologias e formas de coleta de dados da superfície terrestre. Os conteúdos apresentarão as atuais tecnologias utilizadas no sensoriamento remoto orbital, aerolevantamentos, mapeamento móvel, drones e suas várias formas de pós processamento dos dados.

O mediador será Régis Bueno, Doutor e Mestre em Engenharia, proprietário da empresa Geovector. Além da monitoração de estruturas suas atividades de pesquisa e soluções abrangem também o cadastro imobiliário, o geoprocessamento e a regularização fundiária. Dentre os palestrantes confirmados no seminário estão representantes da Simepar, UESC, Sulgipe, entre outras instituições.

Seminário Geo & Drones para Recursos Naturais e Meio Ambiente

Este Seminário vai apresentar demandas e soluções inovadoras que utilizam as Geotecnologias, incluindo os drones, integradas a Indústria 4.0 para os setores de óleo e gás, mineração, geração de energia e meio ambiente. Destaque para a gestão de recursos hídricos, inventário florestal, desmatamento, incêndios florestais, espeleologia, gestão fundiária, gestão de riscos, Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A mediadora será Patrícia Procópio, Founder XR.Lab, Founder e Consultora da MP Consultoria, PhD em Geologia, Especialista em Geoprocessamento, Geóloga com mais de 20 anos de experiência em geotecnologias e geoinformação. Dentre os palestrantes confirmados no seminário estão representantes da Petrobras, GISdrone, Eletrobras, IMA-SC, SEMA-SP, entre outros.

Veja a programação completa do evento e faça sua inscrição antecipada. Vagas limitadas!

Auditório do DroneShow 2018, realizado em maio passado na capital paulista

Expositores confirmados no DroneShow e MundoGEO Connect 2019

Na feira do DroneShow e MundoGEO Connect, os visitantes poderão conferir as principais plataformas de coleta de dados da superfície terrestre, como satélites, aviões tripulados, estações terrestres, mapeamento móvel e, claro, Drones, além de ter contato com os principais prestadores de serviços e distribuidores de sensores e softwares de processamento de dados.

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Conheça a lista de expositores já confirmados e as suas marcas

Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento:

Fonte: DroneShow